A concentração foi na sede da banda, no centro, com hasteamento da bandeira nacional
Daniela Bairros
A histórica e tradicional Banda Santa Helena, de Cabo Frio, comemorou na última semana, o seu 80º aniversário. A data foi comemorada com um cortejo pelas ruas da cidade. A concentração foi na sede da banda, no centro, com o hasteamento da bandeira nacional e, em seguida, o cortejo seguiu em direção ao cemitério no Portinho.
O cortejo é realizado todos os anos pelas ruas de Cabo Frio. Os músicos param em frente aos túmulos de ex-integrantes da banda. Depois fazem o caminho de volta e param em frente às casas dos ex-presidentes. Já é tradição fazer o trajeto todo ano e homenagear os saudosos músicos, que um dia representaram a banda Santa Helena.
O cortejo foi acompanhado por diversos moradores de Cabo Frio que, junto com a Banda Santa Helena, comemoram o aniversário de 80 anos.
História
A Banda Santa Helena, ou a “Furiosa”, foi fundada em 7 de setembro de 1937. Em oito décadas de existência, a Banda faz parte do patrimônio imaterial e cultural de Cabo Frio.
“A Banda Santa Helena é um patrimônio musical da cidade, formou vários músicos que estão no cenário nacional e tem uma banda que representa e que sempre representou nossa cidade muito bem, levando o nome de Cabo Frio para vários festivais e encontros de banda em todo o estado”, declarou o subsecretário de Cultura, João Felix.
A Banda também exerce importante função na formação musical de diversas gerações. Na sede, eles oferecerem aulas de música gratuita para jovens e muitos músicos da cidade começaram a carreira musical por ali.
“A escola de sopro é muito importante e mantém a tradição musical de excelência onde se formaram vários músicos e renova o cenário musical, pois ensina os jovens também. E chega aos 80 anos ainda em atividade. Estão de parabéns”, finalizou João Félix.