Mídias Sociais

Política

Deputados estaduais do Rio discutem propostas de privatizações do governo federal

Publicado

em

 

Além da CEDAE, cuja privatização já foi aprovada pela Alerj, outras 3 estatais estão na mira da União

Tunan Teixeira

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) terminou a última semana preocupada com as propostas de privatizações feitas pelo governo federal, que, além da Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio (CEDAE), agora abrangem a Eletrobrás, Furnas, e a Casa da Moeda.

Na última sexta-feira, 1 de setembro, a Alerj promoveu uma audiência pública com as petroleiras através das comissões de Trabalho e de Economia da Casa. O deputado Paulo Ramos (PSOL), presidente da Comissão de Trabalho, criticou a venda dessas empresas para a iniciativa privada.

“Privatizar as estatais é uma perda para o Estado; representa precarização do trabalho, queda na qualidade do serviço e mais desemprego. Em contrapartida, não vemos os investimentos em Saúde, Segurança e Educação, prometidos com esses recursos”, criticou o parlamentar.

A aprovação da privatização da CEDAE foi uma das principais exigências do governo federal como contrapartida ao Plano de Recuperação Fiscal do estado, que serviria como socorro financeiro à economia fluminense, e que permitiria ao estado suspender o pagamento da dívida com a União durante 3 anos, além de autorizar empréstimos emergenciais.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento do Norte e Noroeste do Estado do Rio (Staecnon), João Marcos Andrade, a venda da empresa afeta cerca de 33 mil famílias, mudanças que provocam incertezas para o atual quadro de funcionários.

“Hoje em dia, trabalhamos sem perspectiva. Não sabemos qual será o nosso futuro dentro da empresa e, consequentemente, como será o futuro de nossas famílias”, afirmou João Marcos.

O líder sindical afirmou também que em outros pontos do estado, como na Região dos Lagos e do Norte Fluminense, em que o sistema de águas e esgoto já foi privatizado, houve um aumento de até 300% nas contas dos consumidores.

Diante do grande número de pessoas presentes na audiência pública, Paulo Ramos anunciou que será marcada uma nova reunião para debater o tema.

Além do deputado do PSOL, participaram da audiência também os deputados federais Luiz Sérgio e Wadih Damous (ambos do PT-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Glauber Braga (PSOL-RJ), bem como o senador Lindberg Farias (PT-RJ).

O parlamento estadual também foi representado com a presença dos deputados Eliomar Coelho (PSOL), Gilberto Palmares (PT), Enfermeira Rejane (PCdoB), Geraldo Moreira (PDM) e Waldeck Carneiro (PT), presidente da Comissão de Economia da Casa.

Foto: Thiago Lontra


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana