O objetivo é promover mudança nas questões pedagógicas com proposta escolares
O Núcleo de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (NESPE), localizado em São Pedro da Aldeia será transformado em Escola Municipal de Educação Especial com o mesmo nome. A idéia é promover mudança nas questões pedagógicas com proposta escolares.
Segundo o diretor de Educação Inclusiva e Orientação Educacional do município, Diogo Souza, a mudança é na concepção pedagógica e didática do trabalho, pois não haverá mudança física, em sua estrutura arquitetônica, mas sim na metodologia de trabalho.
“Como núcleo, o local era confundido com centro de assistencialismo e reabilitação e nunca como unidade escolar. Nessa proposta, queremos dar cara de escola à unidade e, com isso, mudar toda estrutura pedagógica e educacional. O impacto na vida dos alunos será gradual conforme desenvolvimento do trabalho pedagógico, preparando-os para a inclusão social. A nova proposta é exatamente de desenvolver o aluno e prepará-lo para a autonomia e vida independente na sociedade”, explicou.
De acordo com a prefeitura, a mudança foi definida durante reunião com educadores e responsáveis de alunos do NESPE, juntamente com a Coordenação de Conselhos Escolares. Na ocasião, também houve a votação de um novo conselho.