Macaé irá receber a partir de fevereiro curso de qualificação profissional voltados ao público feminino. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (2) e serão oferecidas de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, da Prefeitura, em parceria com a Firjan/SENAI de Macaé.
Os cursos vão contar com turmas exclusivamente de mulheres moradoras do município. Para participar será preciso ter mais de 18 anos e os organizadores já informaram que vão dar prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
A iniciativa reforça um compromisso do poder público com a promoção da autonomia feminina, possibilitando o acesso ao conhecimento e também a construção de novos caminhos por meio do trabalho e da geração de renda.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Quelen Rezende, afirmou que a iniciativa vai além da qualificação profissional.
“Nosso objetivo é fortalecer mulheres, possibilitar o rompimento da dependência financeira e do ciclo da violência, oferecendo um ambiente seguro, de acolhimento e transformação. A parceria com o SENAI amplia as chances de inserção dessas mulheres no mercado de trabalho e de mudança real de vida”, destaca.
Os organizadores informaram também que serão oferecidas 20 vagas por curso, na modalidade presencial. Na ocupação das vagas, haverá prioridade absoluta para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica. Mulheres em situação de violência doméstica e familiar, encaminhadas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e com renda formal de até três salários mínimos, terão preferência, até o limite de 20% das vagas, conforme a ordem de inscrição.
O resultado com a lista das convocadas está previsto para ser divulgado no dia 12 de fevereiro, na Secretaria e também no portal da Prefeitura de Macaé. A documentação exigida deverá ser enviada à Firjan/SENAI até uma semana antes do início das aulas.
Caso haja vagas remanescentes, candidatas do cadastro de reserva serão convocadas. As novas listas serão divulgadas em 26 de fevereiro (Logística e Auxiliar de Plataforma) e em 3 de março (Almoxarife de Obras e Pacote Office). As matrículas, nesses casos, ocorrerão em 27 de fevereiro e 5 de março, respectivamente.
Cursos ofertados:
- Almoxarife de Obras
Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental
Horário: segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
Período: 23 de março a 29 de maio
- Auxiliar de Plataforma
Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental
Horário: segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
Período: 9 de março a 15 de maio
- Pacote Office
Escolaridade mínima: 9º ano do Ensino Fundamental
Horário: segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
Período: 6 de abril a 19 de maio
- Assistente de Operações em Logística
Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental
Horário: segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
Período: 9 de março a 15 de maio