Mídias Sociais

Cidades

Ordem Pública promove capacitação contínua da Guarda Municipal em Macaé

Publicado

em

 

Com o objetivo de promover o aprimoramento dos profissionais e também fortalecer a segurança pública no município, guardas municipais de Macaé participaram nesta quinta-feira (29) de um treinamento na Casa do Servidor. Os profissionais tiveram contato com um simulador de tomada de decisão de uso de arma, em mais uma ação voltada a atuação qualificada destes profissionais.

A ação está sendo realizada pela segunda vez no município pela Ordem Pública. Ela faz parte de um fluxo contínuo de treinamento e aprimoramento da Guarda Municipal. Os profissionais também contam com acompanhamento de uma psicóloga, que realiza a observação técnica dos aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais envolvidos na tomada de decisão, avaliando reações ao estresse, capacidade de julgamento, controle emocional e aderência aos princípios da legalidade, proporcionalidade e preservação da vida.

Diversas ações importantes e valiosas para o cotidiano desses profissionais são reforçadas durante o treinamento, desde o tom de voz a utilização de outros métodos na abordagem. De acordo com o Major Tales Borges, secretário de Ordem Pública, a ação visa avaliar a capacidade dos guardas, tanto psicológica, quanto técnica, em diferentes cenários de simulação real de ocorrências, e sua técnica será conduzida mediante ao stress da ocorrência.

“O objetivo principal é qualificar a atuação dos guardas municipais em situações operacionais, com foco na correta avaliação de cenários, no controle emocional e na tomada de decisão responsável diante de situações de risco”, observa o major.

O simulador cria situações semelhantes do cotidiano, exigindo que os profissionais tenham uma rápida leitura do ambiente, trabalhando na identificação de ameaças, proteção de terceiros, dentre uma série de outros itens. Tales explica que durante a instrução, são trabalhados aspectos como consciência situacional, comunicação verbal, posicionamento, disciplina no uso da arma e aplicação dos protocolos operacionais da Guarda Municipal, reforçando a atuação técnica e responsável do efetivo.

“O simulador também contribui para o aperfeiçoamento contínuo dos procedimentos institucionais, permitindo que os guardas treinem diferentes tipos de ocorrências de forma controlada, alinhada à doutrina e às normas da corporação”, explica.

O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, destacou a importância da Escola do Servidor como espaço estratégico de formação. “A Escola do Servidor é uma estrutura estratégica para a política de capacitação do município, oferecendo um espaço permanente e adequado para formações que aprimoram a atuação dos servidores. Receber treinamentos como este, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, reforça a cultura de preparo contínuo, com procedimentos padronizados e acompanhamento técnico, o que qualifica o serviço prestado e fortalece a segurança da população”, afirmou.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana