A Prefeitura de Rio das Ostras marcou presença em uma importante reunião realizada pela Rede Petro BC, com a participação de representantes de empresas do setor offshore, prefeituras da região e instituições do mercado.
O objetivo do município foi a discussão sobre estratégias voltadas para a ampliação da participação de Rio das Ostras em eventos do setor de óleo, gás e energia nesse ano de 2026, como a Macaé Energy, a Vitória PetroShow, no Espírito Santo (ES), e da Bahia Oil & Gas Energy, em Salvador, na Bahia (BA).
A expectativa é reforçar para o mercado a importância do município nesse setor, atraindo investimentos e empresas, fortalecendo a geração de emprego e renda em Rio das Ostras e na região como um todo.
Segundo a prefeitura, também foi discutida a elaboração de material promocional da Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras, visando apresentar o potencial logístico, econômico e estratégico do município para empresas do setor.
Além disso, o encontro teve como pauta ainda a construção de uma agenda conjunta de ações, integrando poder público, empresas e entidades representativas, para ampliar a visibilidade e a competitividade regional.
Coordenador do Departamento de Petróleo, Gás e Energias Sustentáveis de Rio das Ostras, Mário Max explicou que o desenvolvimento econômico ligado a esse segmento é um processo complexo, que exige equilíbrio.
De acordo com o gestor, é preciso fazer o aproveitamento responsável dos recursos fósseis, fundamentais para o crescimento atual, sem esquecer de investimento contínuo em energias limpas, visando um futuro mais sustentável.
Para a representante da Secretaria de Gestão Pública, Adriana Andrade, o setor de óleo, gás e energia representa uma fatia importante para a economia do município, sendo uma atividade fundamental para a geração de empregos, atração de investimentos e arrecadação de receitas.
Rede de negócios offshore que atua na articulação entre empresas, instituições e poder público, a Rede Petro BC tem como objetivo criar um ambiente favorável à geração de negócios e parcerias no segmento de petróleo, gás e energias sustentáveis.
Além dos municípios da região, a reunião contou ainda com a presença de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (CREA-RJ), da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras instituições.