Mídias Sociais

Cabo Frio

Cabo Frio amplia investimento cultural com mais de R$ 1,5 milhão da Aldir Blanc

Publicado

em

 

Cabo Frio voltou a se destacar no cenário estadual ao avançar no fortalecimento das políticas públicas voltadas à cultura e à economia criativa. No dia 31 de dezembro de 2025, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, recebeu o segundo repasse da Política Nacional Aldir Blanc, totalizando R$ 1.525.631,81. Com isso, o município tornou-se o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a acessar os recursos referentes ao ciclo de 2026.

O aporte integra o segundo ciclo da PNAB, iniciativa do Governo Federal que garante investimento contínuo no setor cultural, amplia o acesso aos recursos públicos e reconhece o papel estratégico dos fazedores de cultura nos territórios. O repasse reforça a cultura como vetor de desenvolvimento social, geração de renda e valorização da identidade local.

No ciclo anterior, ao longo de 2025, os recursos beneficiaram 118 artistas de diferentes segmentos ligados ao Conselho Municipal de Cultura. Para este ano, a expectativa da Secretaria de Cultura é ampliar o alcance, contemplando pelo menos 125 projetos culturais cabo-frienses, por meio da publicação de 12 editais ao longo do ano.

Os valores, liberados pelo Ministério da Cultura, dependem da aprovação do Plano de Ação da PNAB e serão executados prioritariamente por meio de editais públicos de fomento. A proposta é fortalecer coletivos, grupos, artistas, produtores e agentes culturais, estimular a diversidade cultural e impulsionar a geração de trabalho e renda no município.

Os fazedores de cultura interessados devem ficar atentos aos prazos e critérios de participação. Em fevereiro, estão previstos os lançamentos dos três primeiros editais do ano, contemplando diferentes frentes da política cultural: Cultura Viva – prêmio cultural, voltado ao fortalecimento dos pontos e pontões de cultura; Termo de Compromisso Cultural, com apoio direto a projetos culturais; e Mestres e Mestras da Cultura, direcionado à valorização dos saberes tradicionais e da cultura popular.

Para o secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o novo repasse consolida Cabo Frio como referência em gestão cultural no estado e reafirma o compromisso da administração municipal com uma política pública estruturada e permanente. Segundo ele, “Cabo Frio foi o primeiro município a ter o Plano de Ação da PNAB aprovado graças à capacidade técnica, ao planejamento e ao compromisso com a execução eficiente, transparente e democrática dos recursos. Esse investimento garante que o dinheiro público chegue diretamente a quem produz cultura em todo o território cabo-friense, contemplando a diversidade de saberes e expressões culturais”.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana