O poder público de Macaé entregou nesta semana mais um projeto que visa melhorar a qualidade de vida da população. Trata-se do projeto da Praça do Jardim Guanabara, que contará com uma área total de 6.848,80 metros quadrados. A previsão é que as obras tenham início em 20 dias na Avenida Bernadete Franco Pacheco com Rua Maria do Carmo Vasconcelos.
O projeto foi apresentado pelo prefeito Welberth Rezende na noite da última terça-feira (23). A praça prevê a construção de um campo society com arquibancada, parquinho, estacionamento com 36 vagas, parcão com 165,77 m², com grama natural, brinquedos para cães e bancos, e parquinho com brinquedos coloridos com bancos e piso emborrachado, área de convivência, paisagismo, acessibilidade com rampa , piso tátil, alerta e direcional e estacionamento para 36 vagas.
Os moradores também participaram do projeto com sugestões e interagindo com a equipe responsável pelo planejamento da obra. Dessa interação saíram novidades como uma quadra de bocha em padrão oficial, horta comunitária em dois níveis, plantio de 600 mudas nativas escolhidas pela Coordenação de Arborização em Macaé, órgão que faz parte da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima (SEMA).
O poder público informou também que o projeto conta com canteiros em degraus; forrações, arbustos e árvores de pequeno porte. A previsão é que as árvores já plantadas sejam preservadas e que seja construído um espaço para guarda de materiais de servidores que possam atuar na área e bebedouro.
Em seu pronunciamento, o prefeito Welberth agradeceu o carinho e a confiança da população. “ Agradeço a luta e participação de todos. Estamos entregando mais uma ordem de serviço, é bom ver todos aqui, os moradores, secretários e o vereador Luciano Diniz. Na época de chuva tudo aqui era complicado. Estamos buscando obras para toda Macaé. Temos grandes obras acontecendo, como a do Campo do Oeste”, destacou.
A previsão é que a obra seja concluída no final de 2026. “O projeto seguirá com fases específicas com a entrega num prazo de 10 meses. O valor da obra é de R$ 3.348.742,63 milhões, Todas as obras estão ocorrendo, temos do Campo do Oeste, por exemplo. Ainda haverá uma mata, sendo que de forma integrada. Que possamos comemorar e aproveitar. A área que ainda não receberá construção poderá ser construída uma escola municipal, um Cras “, ressaltou o prefeito.
Já o vice-prefeito Dr Fabiano Pascoal pontuou que Macaé conta com gestão participativa. “ Eu já vim em feiras nesta praça. Com todo respeito a outros governos, somente esta gestão participativa está conseguindo materializar esta praça que é sonho antigo dos moradores, que terão direito a lazer e esportes. O poder público está fazendo obra por todos os lados e vamos fazer muito mais. Estamos construindo juntos”, destacou
Já o vereador Luciano Diniz agradeceu a urbanização e manutenção de dezenas praças. “ Com certeza esta também será a cereja do bolo. Esta é a luta dos demais colegas vereadores. Já recebemos diversas demandas e tenho certeza que os 300 mil moradores de Macaé sentirão falta das ações do prefeito Welberth Rezende. Nesse último tempo de 19 assentamentos precários do município, dez passam por urbanização da prefeitura, parabéns, ressaltou.
Também marcaram presença na solenidade o secretário municipal de Infraestrutura de Macaé Santiago Borges, Secretaria Executiva de Obras, Felipe Bastos, o secretário de Governo Juninho Luna, secretário Executivo de Defesa do Consumidor (Procon) em Macaé, Celso Mussi , de Comunicação Edvandro Lameu, além do engenheiro Khristiano Boquimpani , que apresentou o projeto.