A modernização da iluminação pública em Macaé segue a todo vapor. De acordo com o poder público, foi criada uma parceria com a Enel Distribuição Rio, em uma iniciativa que contempla a substituição de 472 luminárias convencionais por LED. A ação faz parte do Programa Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A iniciativa é vista como mais um passo do município rumo à sustentabilidade e à gestão inteligente de recursos públicos. Os serviços tiveram início agora em novembro e vão impactar de forma positiva importantes vias da cidade. Dentre as beneficiadas estão as avenidas avenidas Carlos Augusto T. Garcia (Sol y Mar), Fábio Franco (Visconde de Araújo), Amaral Peixoto (Miramar) e Avenida Industrial, na altura dos bairros Granja dos Cavaleiros e Parque União.
O projeto conta com um investimento de cerca de R$ 560 mil, financiado com recursos do programa nacional. De acordo com o poder público, a conclusão deve acontecer até o fim deste ano.
De acordo com a Enel Rio, a modernização vai gerar uma economia estimada de 683,5 MWh por ano — o equivalente ao consumo de 335 residências — e reduzir a emissão de 42 toneladas de CO₂ anuais, impacto ambiental comparável ao plantio de 300 árvores por ano. Além do benefício ambiental, a ação vai contribuir para a redução dos custos com energia e para o aumento da luminosidade e segurança nas vias.
O projeto foi selecionado por meio da Chamada Pública de Projetos da Enel Rio. De acordo com o coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, a iniciativa reforça o compromisso da gestão pública com a inovação e o uso responsável dos recursos públicos.
“A modernização da iluminação com lâmpadas de LED traz benefícios diretos à população, como mais segurança e bem-estar, além de reduzir custos e emissões. Esse é um passo importante para tornar Macaé uma cidade cada vez mais sustentável e inteligente”, concluiu.