Objetivo do encontro foi tornar gestão mais transparente e participativa com o setor
Tunan Teixeira
Nesta semana, o Prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), se reuniu com empresários da construção civil do município com o objetivo de oferecer mais transparência à forma como o governo está lidando com o setor.
Acompanhado pelos secretários da Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Clédson Bitencourt, o prefeito falou sobre “dar uma satisfação aos empresários do setor, através de uma conversa sincera e transparente, assim como vem acontecendo com outras categorias”.
Na reunião, foi apresentada aos empresários a cronologia dos fatos, a partir da contratação dos serviços pela gestão anterior, além dos fatores que impedem o pagamento dos débitos.
“Havia uma prática, que contraria a legislação, de contrair despesas sem empenho. A maior parte dessas dívidas não tem empenho, ou seja, não há legalidade para pagar. Disponibilizamos uma lista para eles dos restos a pagar para que possam verificar quem tem empenho e, consequentemente, o que é possível pagar. Tudo de forma bem transparente”, disse Felipe Quintanilha.
O secretário lembrou que o município possui uma dívida sem empenho da ordem de 330 milhões de reais, que inclui outros segmentos, mas a maioria é de obras, e revelou aos empreiteiros o que o governo vem fazendo para minimizar a situação.
Segundo ele, a prefeitura vem buscando uma saída, através de recursos do governo federal, para que possa concluir obras realizadas em parceria com a União, como das áreas de saúde, educação e assistência social, que já foram auditadas.
“Aquelas obras que dependem dos royalties, temos ainda um problema gigantesco de falta de fluxo de caixa”, lembrou o secretário, ressaltando “uma grande preocupação com esses empresários, porque eles também movimentam a economia do município gerando emprego e renda”.
Foto: Rafael Peixoto