Mídias Sociais

Saúde

Cabo Frio inicia programação de atendimento nas unidades de saúde voltado para o Outubro Rosa

Publicado

em

 

Em alusão à campanha nacional do Outubro Rosa, mês voltado para a conscientização e prevenção do câncer de mama, a Prefeitura de Cabo Frio iniciou, nessa quinta-feira, 10, uma programação especial nas suas unidades de saúde.

Segundo o município, o objetivo é intensificar a oferta de consultas, exames e palestras de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e colo do útero, por meio do autoexame e preventivos.

A ação, que começou nessa quinta, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Peró, acontece durante todo o mês de outubro, passando por 29 unidades da rede pública municipal, como as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), as UBS, e os PAMs São Cristóvão e Santo Antônio.

No PAM São Cristóvão, durante todo o mês, às terças e quintas, a partir das 7h, haverá consulta com mastologista, e, de segunda à sexta, a unidade realiza agendamento de exame de mamografia para ser realizado ainda em outubro.

Já o Espaço Rosa Saúde da Mulher, em Tamoios, que funciona dentro do Centro de Especialidades, Apoio e Diagnósticos (Cead), os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 7h às 21h, com livre demanda para exames preventivos, além de oferecer serviços psicologia, ginecologia, nutrição e enfermagem.

Durante esse mês, as atividades acontecem nas unidades ESF Jardim Nautilus, Porto do Carro, Monte Alegre, Manoel Corrêa, Maria Joaquina, Angelim, Araçá, Jacaré, Jardim Caiçara, Jardim Peró, Vila Nova, Peró, Botafogo, São Jacinto, Tangará, Parque Burle, Florestinha, Vila do Sol, Caminho de Búzios, Gamboa, Guarani, Boca do Mato, e Samburá, nas UBSs Unamar, Vila do Ar, Jardim Esperança, Praia do Siqueira, e Itajuru, além do PAM Santo Antônio.

“O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países”, reforça a prefeitura.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana