Mídias Sociais

Cidades

Região tem duas chapas garantidas na disputa das prefeituras e 5 renúncias de candidaturas para vereador

Publicado

em

 

Portal com todas as informações sobre as eleições municipais desse ano, o DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), faz parte de uma série de ferramentas para quem quer acompanhar todos os detalhes do pleito, com características dos candidatos e do eleitorado.

Até o fim da manhã dessa quarta-feira, 21, o site trazia apenas duas chapas para a disputa das prefeituras da região que estão com seus nomes garantidos nas urnas no próximo dia 6 de outubro, em Araruama e em Campos dos Goytacazes.

Em Araruama, das 4 chapas que enviaram seus pedidos de registro de candidatura para a disputa da prefeitura, apenas uma delas já foi julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ), e considerada deferida, ou seja, apta para as urnas.

Das chapas formadas por Penha Bernardes (PL) e André Mônica (UNIÃO), Rejane Silva (PMB) e Luciana Miranda (PMB), Sérgio Ribeiro (DC) e Gal Bragança (DC), e Daniela de Lívia (MDB) e Verônica do Café Capri (NOVO), apenas a última teve seu pedido deferido até o momento.

Em Campos, única cidade da região que pode ter 2º turno, marcado para o próximo dia 27 de outubro, das 7 chapas que apresentaram seus pedidos de registro de candidatura, apenas uma, a formada por Delegada Madeleine (UNIÃO) e Ozielzinho (PSB), teve o deferimento do TRE-RJ, garantindo seus nomes nas urnas.

As demais, assim como acontece nos outros 11 municípios da região, seguem “aguardando julgamento” ou “pendente de julgamento”, segundo o site do TSE, que traz também algumas curiosidades, como o número de candidatos da região que já renunciaram aos seus pedidos de registro de candidatura.

Somando as cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São João da Barra e São Pedro da Aldeia, são 5 renúncias.

Segundo o site do TSE, as renúncias, todas de pré-candidatos a vereador, foram feitas por Dudu (CIDADANIA) e Daniel Moura (UNIÃO), em Arraial, Léo Mendes (MDB), em Cabo Frio, Syllinha (REPUBLICANOS), em Campos, e Raphael Gonçalves (PL), em Macaé.

Dos 5 casos, um deles, o de Léo Mendes, filho do ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB), foi motivado por uma mudança de estratégia de seu partido, que, em convenção realizada no último dia 2 de agosto, definiu a candidatura de seu pai para a disputa da prefeitura, com o vice sendo escolhido posteriormente, e a do próprio Léo Mendes para a disputa das vagas na Câmara Municipal.

Porém, em uma reunião realizada na noite do último dia 14, segundo informações divulgadas pelo site RC24H, teria sido acordada a retirada da candidatura de Marquinho Mendes e seu apoio à eleição da atual prefeita, Magdala Furtado (PV), tendo Léo Mendes como candidato a vice-prefeito na chapa.

Condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) em 2018, por improbidade administrativa, o ex-prefeito de Cabo Frio teve derrubada pelos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), no último mês de julho, uma liminar que o permitiria concorrer nas eleições municipais desse ano.

Além disso, Marquinho Mendes também tem duas contas reprovadas pela Câmara Municipal de Cabo Frio, o que também o tornaria inelegível, acabando de vez com suas chances de concorrer ao pleito desse ano.

Ainda de acordo com o RC24H, a reunião da aliança teria contado com a presença dos 3 envolvidos, além do ex-deputado estadual Jânio Mendes (PDT), e teria como objetivo reunir uma frente ampla para enfrentar a candidatura do também ex-deputado estadual, Dr. Serginho (PL), que apareceu liderando pesquisas para a disputa da prefeitura da cidade na semana passada.

Além do MDB, do PDT, e do PV, partido da atual prefeita, eleita vice em 2020, e que assumiu o cargo após a morte do ex-prefeito José Bonifácio (PDT), em julho de 2023, a coligação em torno da eleição de Magdala Furtado tem o apoio do PT, PCdoB, PRTB, PSB e AVANTE.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana