Mídias Sociais

Cidades

Macaé segue com ações de incentivo à leitura nas escolas da rede pública municipal

Publicado

em

 

Estudantes da rede pública municipal de Macaé estão recebendo uma maleta de livros, ação que faz parte do projeto “Macaé Fluindo na Leitura”, que presenteia 30 mil alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), beneficiando 55 escolas da cidade.

De acordo com o município, a iniciativa é mais um estímulo na formação de estudantes leitores e tem encantado alunos e professores, como contam a estudante Halana Abreu, de 8 anos, e a professora Leidimar Dias, ambas da Escola Municipal Amil Tanos, da Aroeira.

“Fiquei tão ansiosa que li todos os livros em um dia. O meu preferido foi ‘Um Sonho Cor de Verde’ [de Claudio Fragata] que fala sobre a Mata Atlântica destruída pelos homens”, contou a menina.

“Em alguns livros, considerei os textos grandes, mas eles (os alunos) me surpreenderam com o interesse pela leitura. Eles gostam tanto de ler que quando têm oportunidades vão contar histórias para os menores da Educação Infantil. É um prazer perceber esse desenvolvimento da leitura”, relatou a professora.

Diretora da unidade, Waleska Carvalho revelou que a escola fez uma festa para receber o material que presenteou 219 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com direito a sessão de fotos com os estudantes e profissionais.

“Nossa escola funciona em tempo integral, por isso, acordamos com os pais que a maleta ficará na unidade durante todo esse ano letivo e, no encerramento, iremos promover outra celebração para que as crianças levem a maleta para casa”, explicou a diretora.

Para o professor e orientador pedagógico, Douglas Ribeiro, a entrega da maleta de livros aos estudantes macaenses tem proporcionado momentos de leituras em sala de aula, mas também outras atividades, como produção textual, oficinas e piquenique.

“Trabalhamos os textos de diversas formas. Além disso, temos um acervo de leitura que os alunos estão sempre acessando de forma prazerosa. Muitas vezes precisamos contê-los para conseguirmos desenvolver outros conteúdos”, contou Douglas Ribeiro.

Segundo a prefeitura, antes da entrega das maletas de livros aos alunos, a Secretaria de Educação faz uma seleção dos exemplares a partir de um trabalho minucioso previsto nos Cadernos de Orientação Curricular.

“A preocupação da gestão também tem sido dedicada à formação de alunos leitores com foco em atividades específicas voltadas ao estímulo à leitura”, acrescenta o governo.

Além do projeto “Macaé Fluindo na Leitura”, o município teve, em 2023, o “Vale Livro”, incentivo financeiro para alunos e profissionais da rede pública municipal comprarem livros durante o Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac), e o recebimento do livro “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, que foi distribuído a todos os professores da rede, com o objetivo de promover ações antirracistas a partir da leitura e reflexão da obra.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana