Mídias Sociais

Cultura

Conversa sobre racismo e literatura marca o 2º dia da Flicmac, em Macaé

Publicado

em

 

O Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) contou com mais um momento especial nessa quarta-feira, 8, com a participação da contista, poeta, romancista e teórica de estudos literários e afro-brasileiros, Conceição Evaristo.

Medida pela secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz, o encontro com a escritora que esbanjou conhecimento, teve como tema “Narrativas Ancestrais: a Afrobrasilidade da Literatura Contemporânea”.

“Que bom poder falar de literatura, ao falar de literatura, profundamente ligada à vida, acabo falando de racismo, de injustiça social, de esperança”, comentou Conceição Evaristo, acrescentando que “um princípio comum nas filosofias africanas é não se entregar aos problemas, às dificuldades que a vida coloca às pessoas”.

Ainda falando sobre o racismo histórico do país, a escritora ressaltou as características do povo africano trazido à força para o Brasil, e que ajudam a explicar e desmistificar alguns preconceitos sofridos pelos negros até hoje.

“Ele não sabia que não se entregar ao sofrimento era uma maneira de sofrimento. Daí surgiu o estereótipo de que negro não sente dor, não tem sentimento”, ensinou Conceição Evaristo, lembrando que quando o africano escravizado apanhava e cantava ao invés de chorar, algo que os colonizadores não entendiam.

Além disso, a escritora elogiou a realização da Flicmac, e reforçou a importância de eventos literários como esse, e falou sobre o papel inspirador de mulheres negras escritoras, defendendo o direito de toda população à leitura.

“Nós estamos aqui em torno da festa do livro, da festa da literatura, cada vez mais as partes populares se tornam desejosas pelo objeto livro. Temos direito de nos apoderar da escrita”, comentou Conceição Evaristo, ressaltando que “é fundamental [a presença de mulheres negras escritoras] porque através do texto literário temos oportunidade de nos humanizar e nos colocar no lugar do outro”.

Por fim, a escritora, que foi 3º colocada no Prêmio Jabuti de Contos e Crônicas em 2015, com o livro “Olhos D’água”, da editora Pallas, parabenizou a Prefeitura de Macaé pela realização da Flicmac e pelo destaque dado às crianças.

“Quero parabenizar a cidade de Macaé porque as crianças terão o prazer de estar aqui e, muitas pela 1ª vez, de levar o livro pra casa”, afirmou Conceição Evaristo.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana