Mídias Sociais

Política

Emart, em Macaé, atualiza situação dos processos seletivos para cursos técnicos em Teatro, e Instrumento Musical e Canto

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou, nessa semana, um panorama dos processos seletivos para as vagas nas turmas desse semestre dos cursos técnicos em Instrumento Musical e Canto, e Teatro, da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).

A expectativa do município é que a partir do próximo ano os cursos voltem a acontecer na sede da escola, no Centro Macaé de Cultura, que abriga também o Teatro Municipal, e que passa por reformas gerais para oferecer mais acessibilidade e conforto a alunos, professores e funcionários.

Segundo o secretário de Cultura, Leandro Mussi, a reforma abrange do piso ao teto da unidade, toda parte elétrica, e novas divisórias das salas de música com tratamento acústico, além de reparar vazamentos no prédio e em todo o telhado.

“Estamos preparando a sede da Emart com todo o carinho para os alunos e para todos os profissionais. Em respeito às Pessoas com Deficiência (PCD), teremos o tão sonhado elevador. Peço paciência a todos pelo transtorno, mas é para o bem maior”, afirmou Leandro Mussi.

Na Emart, a semana começou com as provas de percepção e teoria musical, solfejo, leitura métrica, ditado rítmico e melódico, ainda referentes à 1ª fase do processo seleção para o curso técnico de Instrumento Musical e Canto.

Antes disso, no fim de semana, a unidade recebeu as provas da 2ª etapa de seleção para o curso técnico de Teatro, lembrando que enquanto a sede da Emart passa pelas reformas, a escola funciona provisoriamente no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, também no Centro.

Diretora da Emart, a atriz e diretora Cláudia Byspo ressalta a expectativa pela publicação, em breve, do novo plano de curso da Emart, que já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

“Tomamos a decisão de antecipar os processos seletivos, primando pelo prazo para realizarmos este 2º semestre e garantindo as cargas horárias do novo plano. As matrículas serão abertas logo após a publicação do plano de curso”, completou Cláudia Byspo.

A diretora da escola comentou ainda sobre esse 1º processo seletivo depois da pandemia do coronavírus, cujo fim foi declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apenas no último mês de maio desse ano.

“Este é o nosso 1º processo seletivo dos cursos técnicos depois da pandemia de Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019). Os participantes vieram mais afoitos pelo contato presencial. O contato visual e humano gera nas bancas a possibilidade de ler um pouco melhor esse candidato, uma avaliação técnica, humana e bastante artística”, contou Cláudia Byspo.

No processo seletivo para o curso técnico de Instrumento Musical e Canto, estão abertas vagas para turmas de Baixo Elétrico, Bateria, Flauta-Transversa, Guitarra, Piano, Saxofone, Teclado, Violão e Canto.

A listagem dos aprovados para a 2ª fase de seleção foi divulgada nessa quarta-feira, 2, as provas práticas sendo realizadas individualmente entre os dias 7 e 10 de agosto, em horários previamente agendados.

Sobre o curso técnico de Teatro, a Emart contabilizou 79 candidatos na 1ª etapa do processo seletivo, com 30 candidatos selecionados para a 2ª fase, avaliados por uma banca composta pelo coordenador de Teatro, Jardel Maia, e pelos professores de Teatro, Ademir Martins e Cássia Gomes, além da diretora Cláudia Byspo, com a listagem dos finalistas disponibilizada a partir da próxima segunda-feira, 7.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana