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Empreendedorismo materno: Como equilibrar a vida profissional e familiar com sucesso

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Pesquisa revela que mais de 8 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil são mães

O empreendedorismo é uma opção cada vez mais procurada por mães que desejam equilibrar a vida profissional e familiar. No entanto, iniciar um negócio pode parecer assustador e muitas vezes desafiador, especialmente para as mães que já têm uma lista interminável de tarefas a cumprir.

A empresária Isabel Tuñas, idealizadora da Facilitoy, é um dos exemplos de mulher que, após a maternidade, se viu em um momento de grande tristeza e medo, por não se sentir feliz enquanto se dedicava exclusivamente à filha. Quando retornou ao trabalho, se sentiu imensamente culpada por ficar tantas horas ausente de casa.

Com espírito empreendedor desde jovem e apoio do marido, Isabel - a partir de sua dor - decidiu criar um modelo de negócio que pudesse transformar a vida de muitas outras mães, que assim como ela não encontravam o melhor caminho se dedicando 100% ao lar ou trabalhando em um local que não fizesse mais sentido a elas.

"Nascemos para sermos felizes, prósperas e vivermos uma vida abundante, em todas as áreas de nossas vidas”, afirma a CEO da rede de franquias de aluguel de brinquedos e acessórios infantis.

Para quem deseja iniciar seu negócio, Tuñas reuniu 5 dicas sobre empreendedorismo materno. Confira:

1 - Não romantize o empreendedorismo materno: Empreender exige tempo e muita disposição. Embora exista mais flexibilidade de horário, quando se é empreendedor, é inegável que o número de horas trabalhadas se torna maior, sobretudo no início do negócio.

2 - Encontre um negócio que converse com seus valores e momento de vida: Descubra mais sobre o que te inspira e te faz feliz, empreender se torna muito mais fácil quando trabalhamos com algo que nos dá prazer e que faz a diferença na vida do cliente. Se você não sabe por onde começar, tente pensar em problemas que você ou outras pessoas enfrentam e tente encontrar soluções, e busque inspirações em negócios de sucesso.

3 - Faça um planejamento do seu negócio: Estruturar um plano de negócios é essencial para qualquer empreendimento, seja ele pequeno ou grande. Ele ajuda a definir seus objetivos, identificar seu mercado-alvo, concorrentes e estabelecer um orçamento. Isso não apenas garante que você tenha uma visão clara de como será seu negócio, mas também ajuda a comunicar sua ideia para potenciais investidores e clientes.

4 - Crie uma rede de apoio: Iniciar um negócio pode ser solitário e estressante para a mãe, especialmente se você for a única responsável. É importante ter uma rede de suporte de pessoas que a apoiam em seu empreendimento e ajudem a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais. Isso pode incluir amigos, familiares, outros empreendedores e grupos de apoio.

5 - Busque ajuda: Procure mentores e consultores que possam te auxiliar a escalar sua empresa, e torná-la mais lucrativa. Uma opção interessante para mães empreendedoras que desejam ter um negócio próprio, mas que não querem começar do zero, é adquirir uma franquia. Além das franquias serem negócios já validados, elas oferecem suporte ao franqueado, uma estratégia de branding estabelecida, reduz os riscos do negócio e aumenta as chances de sucesso do empreendimento.

O cenário no Brasil

No Brasil, os números do empreendedorismo materno mostram que as mulheres enfrentam desafios para empreender, mas ainda assim têm conseguido se estabelecer no mercado e gerar impacto na economia. Segundo a pesquisa "Empreendedorismo Feminino no Brasil", realizada pela Rede Mulher Empreendedora em parceria com a consultoria IDados em 2021, cerca de 33% das mulheres empreendedoras no país são mães, totalizando mais de 8 milhões de empreendedoras.

"Nascemos para sermos felizes, prósperas e vivermos uma vida abundante, em todas as áreas de nossas vidas." Essa é a frase que Isabel Tunas, idealizadora da Facilitoy, mais utiliza no seu dia a dia.

No entanto, a pesquisa também evidenciou que as mulheres empreendedoras enfrentam barreiras adicionais, como a falta de acesso a crédito e financiamento. Apenas 18% das empreendedoras tiveram acesso a crédito para seus negócios. Além disso, as mulheres empreendedoras têm negócios menores e menos rentáveis do que os homens empreendedores. Enquanto a média de faturamento mensal dos negócios geridos por mulheres é de R$ 3.677, os negócios geridos por homens têm uma média de faturamento de R$ 5.497.

Esses números evidenciam uma desigualdade estrutural na sociedade e no mercado de trabalho, o que torna o empreendedorismo materno um desafio para as mulheres. No entanto, os resultados também indicam a importância de incentivar as mulheres a escalar seus negócios e a expandir sua presença no mercado, oferecendo modelos de negócio que respeitem as necessidades das mulheres, principalmente nos primeiros anos de vida de seus filhos. A franquia Facilitoy é um exemplo de negócio lucrativo e validado que pode ser oferecido para centenas de mães em todo o país.


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