Mídias Sociais

Política

Câmara de Macaé sedia projeto TCE Presente nessa quinta, 4, com palestras para servidores públicos

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Macaé sedia, nessa quinta-feira, 4, a 2ª etapa do projeto do TCE Presente, do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), que contará com uma palestra com o tema “Orientações para uma gestão efetiva” voltada para a capacitação de servidores públicos municipais e estaduais da região.

Com o objetivo de apresentar aos gestores e servidores públicos estaduais as principais atividades do TCE-RJ, visando promover o aprimoramento da gestão pública, a ampliação da transparência e do controle social, o evento acontece das 10h às 16h.

Presidente da Câmara de Macaé, o vereador Cesinha (SOLIDARIEDADE) reforçou a importância da palestra promovida pelos representantes do TCE-RJ, ressaltando a necessidade do dinamismo do funcionalismo público no atual momento da sociedade.

“O mundo está cada vez mais moderno e dinâmico. Atualizarmos nossos conhecimentos é fundamental para que o serviço público seja eficiente e chegue a todos os locais. Por isso, faço o convite para que todos os servidores participem. Estaremos de portas abertas”, convidou Cesinha.

Representando o órgão estadual, o conselheiro-presidente, Rodrigo Melo do Nascimento, e o vice-presidente da Corte e do Conselho Superior da Escola de Contas do TCE-RJ (ECG), conselheiro Márcio Pacheco (PL), participarão do evento, assim como o secretário-geral de Controle Externo do TCE-RJ, Oséias Santana.

“Essa proximidade com o jurisdicionado reforça o caráter orientador e pedagógico do TCE-RJ. Uma das prioridades da minha gestão tem sido o diálogo com as instituições e com as cidades. Sabemos que a maioria dos gestores quer acertar, mas às vezes enfrenta dificuldades em alguns aspectos da administração. Para esses gestores, queremos disponibilizar nosso conhecimento”, explicou Rodrigo Melo do Nascimento.

Enquanto o conselheiro-presidente do TCE-RJ falará, em sua palestra, sobre o diálogo interinstitucional com os municípios, o conselheiro Márcio Pacheco abordará o tema “O papel dos Tribunais de Contas”.

“A ECG possui uma estrutura impecável. Nossa intenção é abrir a Escola [de Contas e Gestão] e ampliar as oportunidades para os jurisdicionados, de forma a deixá-la cada vez mais acessível para que o gestor público tenha um caminho norteador”, afirma o conselheiro, que é deputado estadual indicado ao cargo pelo poder público.

Depois de passar pela cidade serrana de Teresópolis na 1ª etapa, e chegar à Macaé na 2ª etapa, o projeto TCE Presente prevê mais 3 etapas em 2023, passando pelas cidades de Campos dos Goytacazes e de Volta Redonda, antes de retornar à capital fluminense.

A ação acontece em parceria com a Controladoria Geral de Macaé, representada pelo controlador geral, Edilson Santanna, contando ainda com a capacitação da ECG, com o auditor de Controle Externo, Rafael do Amaral Guedes.

“Esse estreitamento trará uma melhor comunicação com o TCE-RJ. Essa aproximação contribui para estarmos mais atentos aos direcionamentos do TCE-RJ, também por votos e decisões, o que nos auxilia na melhor administração dos municípios dentro dos parâmetros legais”, avaliou a subcontroladora geral de Macaé e representante da ECG na cidade, Fernanda Soares Felix.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana