Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Casimiro de Abreu comemora atendimento da Patrulha Maria da Penha no mês da mulher

Publicado

em

 

Terminado o mês de março, considerado o mês da mulher, a Prefeitura de Casimiro de Abreu divulgou dados sobre o trabalho da Patrulha Maria da Penha durante o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, no último dia 8 de março.

De acordo com o município, o atendimento realizado pela equipe em março deixou um legado de informação e conscientização sobre a realidade da violência contra as mulheres e o combate dessa prática em Casimiro de Abreu.

Somando todo o mês de março, os agentes da Patrulha Maria da Penha realizaram 10 palestras em escolas, creches, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e em projetos esportivos, levando esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Patrulha e pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

“Foram alcançadas aproximadamente 328 pessoas entre homens e mulheres. Trabalhar e expor a violência contra as mulheres é sempre válido, principalmente no mês de março, que é internacionalmente dedicado às mulheres”, avaliou a prefeitura.

Segundo a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Ariana Barbosa, muitas mulheres ainda não sabem desse serviço e de todo o suporte que são oferecidos no município às mulheres vítimas de violência.

“A Patrulha Maria da Penha ainda é um instrumento pouco conhecido no município. Em nossas palestras, notamos que muitos participantes não conheciam, sequer sabiam da nossa existência. Em todas as palestras, as mulheres participaram e interagiram conosco. Ao final dos encontros, atendemos algumas interessadas e realizamos vários encaminhamentos para o CEAM, inclusive 2 deles foram registrados na 121ª Delegacia de Polícia (121ª DP) e estão sendo investigados”, disse Ariana Barbosa.

O município explica que, para a realização dessas palestras, a Patrulha Maria da Penha contou com parceiros como o CEAM, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as secretarias de Educação, de Saúde, e de Esporte e Lazer.

Criada em maio de 2022 como um destacamento da Guarda Municipal, a Patrulha Maria da Penha de Casimiro de Abreu está localizada na Rua Joaquim de Araújo, 60, no Centro, e atende também pelo telefone (22) 99281-0576.

Como já acontece em outros municípios da região, a equipe que atua na Patrulha Maria da Penha foi qualificada e preparada para atender as mulheres vítimas de violência, priorizando a fiscalização das Medidas Protetivas de Urgência e também verificando denúncias e emergência, oferecendo orientação e suporte em todo o município.

A prefeitura lembra que a Patrulha Maria da Penha atua em parceria com as demais forças de segurança e recebe as demandas de forma espontânea de forma presencial e por meio de telefone, através de ligação e mensagem de WhatsApp.

O serviço atende ainda demandas do Hospital Municipal, da Guarda Municipal, da 121ª DP, do Conselho Tutelar, das Patrulhas Maria da Penha vizinhas, além do Juizado Especial Criminal, e das unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana