A Rodovia RJ-106, próximo ao Terminal de Cabiúnas, em Macaé, ficou fechada, por algumas horas, na manhã desta terça-feira, 26, por conta do ato realizado pelo Sindipetro-NF, MST (Movimento dos Sem Terra), CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e Movimento Estudantil. O objetivo do movimento foi destacar posição contraria a privatização da Petrobrás e a entrega do pré-sal às empresas estrangeiras.
Na Rodovia, os manifestantes atearam fogo para alertar aos motoristas que passavam no local. Em seguida o grupo seguiu até a sede da prefeitura de Macaé, onde encerraram o movimento.
De acordo com a organização, a data foi escolhida porque nesse dia haverá uma reunião do movimento sindical petroleiros com a Petrobrás para cobrar as pendências do Acordo Coletivo dos Trabalhadores.
"O momento é bastante complexo e precisamos estar em permanente mobilização para enfrentarmos as tentativas de desmantelar a Companhia, através da anunciada intenção de vender parte dos seus ativos" - comenta o Coordenador da FUP, José Maria Ferreira Rangel.
Nesse mesmo dia, petroleiros de outras bases também realizam atividades por todo país.