Mídias Sociais

Destaque

Prefeitura de Carapebus investe na qualificação de guardas municipais

Publicado

em

 

A Prefeitura de Carapebus está, cada vez mais, investindo na qualificação dos guardas municipais. Entre os dias 05 e 07 de abril, quatro guardas municipais de Carapebus: Inspetor GCM Barbosa, Supervisor GCM Luiz Manoel, GCM Andrade e GCM Sheila, participarão do Curso de Formação para atuação em Ronda Escolar. Guardas municipais de Quissamã também estarão presentes.

O curso será realizado pela Guarda Municipal de São Gonçalo -GERE- Grupamento Especializado em Ronda Escolar. No curso, serão ensinados temas como: abordagem e busca pessoal; enfrentamento da exploração de crianças e adolescentes; Estatuto da Criança e Adolescente (ECA); policiamento comunitário escolar; procedimento de ronda escolar; direitos humanos, segurança pública sem homofobia e Lei Maria da Penha.

Serão dois dias de palestras, que serão ministradas pelos instrutores Marcio da Silva Mattos, que possui vários cursos de especialização, como Capacidade para Educação no Trânsito; Enfrentamento à Exploração Sexual (SENASP); Direitos Humanos (SENANSP); Mulher vítima de violência doméstica (SENASP); Policiamento Comunitário Escolar (SENANSP); Violência, Criminalidade e Prevenção (SENASP); Segurança Pública sem Homofobia (SENANSP); Ação tática antiterrorismo (ABRAPAM); Atividade lúdica e Teatro de Fantoche (GM-RIO); Capacitação de agentes de trânsito (GM MARICÁ); Ronda Escolar (GM SÃO GONÇALO); Segurança de Dignitários (PMERJ); Tecnologias não letais (GM MACAÈ); Qualificação em Segurança Pública (Vivo Rio); Prevenção à dependência química (Prefeitura da cidade do Rio); Rede de proteção Social à criança e ao adolescente (Prefeitura de São Gonçalo); Liderança Estratégica para comando de Guardas Municipais (Escola de comando - SP), e Andrea Maria Silva Rosa, formada em Gestão Ambiental pela Estácio de Sá em 2014; Pós Graduada Latus Senso em Gestão Ambiental pela Cândido Mendes em 2015. Ela participa do Conselho Municipal de Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM).

O Secretário de Segurança e Trânsito, Luiz Aladoga, agradeceu ao prefeito Bernard Tavares pelo incentivo aos guardas municipais. “Nossos agradecimentos ao prefeito Bernard Tavares por este importante incentivo. Este curso é necessário para que nossos agentes possam adquirir mais conhecimento e aplicá-lo na função, na ronda escolar”.
Segundo o Comandante da Guarda Municipal de Carapebus, Cristiano Teodoro Rangel, o curso pretende construir uma consciência crítica sobre o papel do Grupamento de Ronda Escolar, na prevenção e no trato com criança e adolescentes, oferecendo subsídios para que possa melhor, interpretar e aplicar a legislação vigente, atendendo a necessidade de formação dos mesmos, para construção de um grupamento especializado, afim de contribuir, inclusive para a qualidade de serviço ao município.

Mais lidas da semana