Daniel Bandeira, já foi titular da 123ª DP (Macaé) e por isso já possui uma extensa bagagem sobre os assuntos que tangem a segurança no município.
O delegado da Polícia Civil, Daniel Bandeira, ex-coordenador Regional da Polícia do Interior (CRPI), é o novo secretário de Segurança Pública de Macaé. A posse ocorreu na manhã desta quinta-feira (4), na sede da Guarda Municipal, no bairro Botafogo.
Bandeira assumiu o cargo no lugar de Sebastião Carneiro, que deixou a secretaria. O novo secretário já foi titular da 123ª DP (Macaé) e por isso já possui uma extensa bagagem sobre os assuntos de sua pasta.
Além dele, tomaram posse o novo secretário adjunto de Segurança, Marco Antônio de Lima Moura, e o comandante da Guarda Municipal, Antônio Carlos Rodrigues. O evento contou com a participação de representes do Executivo, Legislativo, Polícias Federal, Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.
Ao assumir o cargo, Daniel Bandeira anunciou algumas novidades. Uma delas é a unificação da secretaria de Ordem Pública com a Mobilidade Urbana, reduzindo assim o número de cargos comissionados e tornando a máquina pública mais enxuta e eficiente. Além disso, a secretaria dará prosseguimento a um convênio, assinado entre o prefeito Dr. Aluízio e o comando da Polícia Militar, que garantirá a chegada de mais 60 policiais militares para reforçar o policiamento ostensivo na cidade.
O novo secretário afirmou também seu compromisso em regulamentar a lei 13.022/14 sobre o Estatuto da Guarda Municipal, além da criação do Código de Conduta. Outra novidade é que a cidade vai contar com 300 câmeras de segurança, de última geração, que reforçará a central de monitoramento da cidade.
“Pretendemos tornar a Guarda Municipal um verdadeiro ator da área de segurança, com proatividade, com participação, com dinamismo. Vamos criar um setor de monitoramento em tempo real com reconhecimento facial, de veículos e características, com links em tempo real com as polícias Militar e Civil, além de diversas outras ações e ferramentas que serão implantadas. Assumo um grande compromisso, mas eu tenho certeza de que a Guarda Municipal de Macaé irá se tornar uma grande referência em todo o estado”, afirmou Bandeira, destacando ainda um dos desafios a serem encarados dentro da pasta.
“O nosso maior desafio é fazer com que os guardas municipais não sejam mais meros guardadores do patrimônio público, não que essa não seja uma demanda importante. Mas nós precisamos dar um passo a frente, precisamos de uma guarda que fechada com a Polícia Militar na área de prevenção, uma guarda fechada com a Polícia Civil na área de informação, uma guarda que se preocupe em que a sociedade tenha a quem procurar em situações de risco”, avaliou o novo secretário.
O trabalho de integração entre a PM e a guarda já começou a ser feito. De acordo com o subcomandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), tenente- coronel Estevam, a análise da mancha criminal do município vem sendo repassada à GM, que tem se unido à PM no combate a criminalidade.
“Sem dúvidas essa parceria vem para agregar e muito. Nós temos feito no período da noite operações de visibilidade e abordagem, juntos com agentes da GM, o que já resultou em uma grande diminuição dos índices de roubos no município”, relatou Estevam.

Prefeito, Dr Aluízio, reunido com autoridades de segurança pública durante cerimônia.
O delegado titular da 123ª Delegacia Policial de Macaé (123ª DP), Dr. Filipi Poeys, destacou a importância da integração de cada setor na municipalização da segurança pública.
“Acredito que o Dr. Daniel irá fazer um bom trabalho, pois ele tem muita experiência e já viveu tudo na polícia. A ideia da integração é necessária hoje, porque com a tendência da municipalização da segurança pública, esse é um posicionamento que vai ao encontro dos anseios sociais. A Polícia Civil está de portas abertas para somar nesta nova etapa”, avaliou Poyes.
O prefeito de Macaé, Dr Aluízio, categorizou ser essa uma pauta que aflige a sociedade como um todo. “Estamos implementando a maior política de segurança pública da região, associadas à PM, Polícia Civil e Polícia Federal. Não é simplesmente mudar o secretário, é mudar tudo o que se pensa em segurança para uma cidade. Acredito que estamos caminhando naturalmente para a municipalização do setor”, pontuou o prefeito.
Também atendendo a um convênio fechado com o Estado, Macaé ganhará em breve uma Delegacia de Homicídios, que contará com o reforço de 200 agentes da Polícia Civil, reforçando o trabalho de investigação e inteligência no combate ao crime.
Fotos: Rui Porto Filho