Dia 8 de março é celebrado o Dia internacional da Mulher. Um balanço do número de casos de tentativas de feminicídio registrados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), aponta que o Estado do Rio de Janeiro registrou, em janeiro deste ano, 38 tentativas de feminicídio e cinco vítimas desse crime.
Apenas nos cinco primeiros dias de 2019, o estado já tinha quatro casos de feminicídio. Em três ocorrências, os filhos presenciaram o assassinato da mãe. Um desses casos é o de Tamires Blanco, de 30 anos, morta com socos e garrafadas no Morro do Urubu, na Zona Norte do Rio. O bebê de 11 meses de Tamires foi encontrado em cima do corpo da mãe. Familiares da vítima acusam o ex-companheiro dela, Flodilson da Silva Araújo, pelo crime.
O Rio de Janeiro registrou 70 casos de femicídios no ano de 2018, de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). A Baixada Fluminense aparece no levantamento com 22 casos. Já as tentativas de feminicídio somam 288 registros em todo o estado.
Em 2017 a PM recebeu 78 mil chamados de socorro de mulheres pela central 190 – média de 200 por dia. Das 75% das tentativas de feminicídio e 57% das mortes no RJ são cometidas por companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Em relação ao local, 52% das mortes e 65% das tentativas ocorrem dentro de casa.
Leave a Comment