Funcionários de uma empresa de Rio das Ostras participaram, nessa semana, de uma ação educativa sobre a campanha nacional do Novembro Azul, que visa a conscientização sobre a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata.
Realizada pela Divisão de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, a ação abordou temas essenciais, como a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, seus fatores de risco, e as formas de prevenção da doença.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2020 e 2024, o número de atendimentos envolvendo câncer de próstata aumentou 32% em homens com idade até 49 anos, com a maioria dos casos necessitando de quimioterapia (84%), além de cirurgia (10% a 12%), e radioterapia (3% a 4%).
A ação da prefeitura incentiva os homens a realizarem exames regulares e manterem hábitos de vida saudáveis, ajudando a quebrar tabus e reforçar a importância do cuidado com a saúde masculina como uma atitude de autocuidado e responsabilidade.
Além dos cuidados com a saúde, os funcionários da empresa receberam orientações sobre segurança no trabalho, qualidade de vida, saúde mental, alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e prevenção no trânsito.
“O Novembro Azul é um lembrete de que a prevenção salva vidas. Cuidar da saúde deve ser um hábito contínuo, tanto para os homens quanto para as mulheres. A informação é uma das principais ferramentas para promover qualidade de vida e segurança no trabalho”, avalia o responsável pela equipe técnica da Divisão de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Gunavarro Felipe.
O órgão faz parte do Departamento de Vigilância em Saúde, dentro do organograma da Secretaria de Saúde, atuando na promoção da saúde, prevenção de agravos e melhoria das condições de trabalho, com foco na proteção da vida e na redução dos riscos relacionados às atividades laborais.
“A Prefeitura de Rio das Ostras reforça seu compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, por meio de ações educativas e integradas entre as diversas Vigilâncias em Saúde, contribuindo para a construção de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e humanos”, completou o município.