A Caminhada do Outubro Rosa da Terceira Idade movimentou a Orla de Itaipuaçu, em Maricá, na manhã dessa sexta-feira, 24, reunindo mais de 600 idosos de todas as casas e núcleos de programas sociais da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade.
Acompanhando o tema da campanha mundial do Outubro Rosa, o evento voltado para a prevenção ao câncer de mama contou também com ações de conscientização sobre o cuidado com a saúde, especialmente a saúde da mulher.
A concentração aconteceu em frente ao Restaurante Pê Vinte e Três, e o percurso seguiu até a altura da Avenida Zumbi dos Palmares, contando com paradas para a hidratação e distribuição de barras de proteína e frutas.
A atividade teve ainda a presença de ambulâncias disponíveis para atendimento, aferição de pressão arterial antes da caminhada e a presença de guarda-vidas e da Guarda Municipal, garantindo segurança e tranquilidade a os participantes.
“Mais do que uma atividade física, a Caminhada do Outubro Rosa teve como objetivo reforçar o significado da campanha, que simboliza a luta contra o câncer de mama e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, reforçou a prefeitura.
Com atenção especial para o público da terceira idade, a ação também buscou conscientizar sobre o autocuidado e o protagonismo das mulheres idosas, reforçando que o cuidado com a saúde deve fazer parte da rotina em todas as idades.
“A Caminhada do Outubro Rosa é um momento de conscientização e prevenção ao câncer de mama e também de promover qualidade de vida para os nossos idosos”, explicou a coordenadora da Casa de Itaipuaçu, Telma Mattos.
Para a coordenadora geral de Políticas para a Terceira Idade, Pamella Curvelo, promover e participar de eventos como esse fazem parte do papel da pasta, visando a promoção do bem-estar em todos os distritos.
“Mostramos aqui um pouco do que fazemos todos os dias: promover qualidade de vida e reforçar que o cuidado com a saúde deve ser constante”, disse Pamella Curvelo.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Políticas para a Terceira Idade, Amarildo Silva, e o apoio das secretarias de Trânsito, de Saúde, e de Segurança Cidadã, além da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), da Defesa Civil, e da Empresa Pública de Transportes (EPT).