X

Uber estuda lançamento de novo serviço de mobilidade urbana com micro-ônibus

LONDON, ENGLAND - JUNE 02: In this photo illustration, a smartphone displays the 'Uber' mobile application which allows users to hail private-hire cars from any location on June 2, 2014 in London, England. The controversial piece of software, which is opposed by established taxi drivers, currently serves more than 100 cities in 37 countries. London's black cabs are seeking a High Court ruling on the claim that the Uber software is breaking the law by using an app as a taxi meter to determine rates. (Photo by Oli Scarff/Getty Images)

Aplicativo de transporte individual de passageiros começa a se movimentar para lançar novo serviço de transporte coletivo através de micro-ônibus

Depois de muitas polêmicas com taxistas, o aplicativo de transporte individual de passageiros Uber está planejando o lançamento de Uber Bus, sistema de mobilidade que está sendo testado e que oferece transporte compartilhado para até 20 passageiros.

O sistema está sendo testado, inicialmente, apenas em cidades do Egito, onde os passageiros são transportados em um micro-ônibus e o sistema de busca é similar ao Uber em carro de passeio, quando o usuário insere a origem da viagem e o destino.

A ideia é que a plataforma encontre outros passageiros com o mesmo roteiro e reúna todos em um único veículo, numa versão  ampliada do Uber Juntos, sistema de mobilidade que está competindo com as empresas de transportes de passageiros no Brasil.

No Uber Bus, o passageiro pode pagar a corrida em dinheiro ou por meio de cartão de crédito, como já é oferecido no aplicativo de carros de passeio. O preço da corrida não é fixo como sistema de transporte urbano convencional.

Esta nova dinâmica pode apontar para a possibilidade de que o Uber estaria começando a abrir mão dos carros de passeio. Em 2019 a empresa já anunciou que pretende inaugurar um serviço de compartilhamento de bicicletas em São Paulo.

Nos Estados Unidos (EUA), o Uber já compartilha patinetes elétricos e agora também está começando a investir em compartilhamento de transporte por meio de micro-ônibus, como no Egito.

No Brasil, o Uber Bus tende a enfrentar resistência não apenas de empresas de ônibus, mas também dos governos em todos os níveis, que só permitem o transporte coletivo nesta modalidade por meio de concessões de linhas.

Além disso, há outros complicadores, como os escândalos de corrupção envolvendo órgãos fiscalizadores, empresários do transporte e políticos, comprovando o poder das empresas e as ligações entre o setor privado e o setor público.

O lado bom, além da maior oferta de mobilidade, é que este novo sistema pode quebrar a espinha dorsal da corrupção no setor de transportes urbanos, pois com o Uber Bus, dificilmente a farra da propina entre empresários de transportes coletivos e governantes teria prosperado no Estado do Rio.

 

Leave a Comment