Mídias Sociais

Política

Sistema de monitoramento via GPS é implantado em Rio das Ostras no transporte público

Publicado

em

 

Visualização e controle em tempo real da rota dos veículos e velocidade serão monitorados pelo Centro de Controle Operacional

Daniela Bairros

A Prefeitura de Rio das Ostras está implantando o sistema de monitoramento via GPS nos veículos utilizados no Transporte Coletivo, sendo vans e ônibus, além de táxis e escolares. A medida visa a segurança e o conforto dos usuários e permissionários.

A portaria com essa resolução, publicada no Jornal Oficial do Município, determina que os sistemas instalados pelos operadores devem ter capacidade de replicar os dados do monitoramento para o Centro de Controle Operacional, que está em fase de instalação na sede da própria secretaria. Desta forma, será possível visualizar e controlar em tempo real rota, velocidade e demais informações dos veículos em circulação.

Segurança

Com o  sistema de monitoramento por GPS  será possível saber com precisão onde as vans estarão circulando, se cumprirão o horário, trafegando com respeito ao limite de velocidade permitido. Os passageiros poderão fazer reclamações no próprio sistema, permitindo assim total transparência para a Prefeitura e para os usuários.

Recentemente houve uma reunião com cerca de 90% dos permissionários, onde, entre outros assuntos, eles foram informados sobre a instalação do sistema de monitoramento. A expectativa é que com um baixo investimento os permissionários evitem transtornos bem maiores, como roubos de seus veículos, por exemplo, uma vez que muitos veículos não possuem seguro.

Monitoramento

Os concessionários e permissionários têm noventa dias, a contar da publicação da portaria 017, com republicação em 14 julho,  para a instalação do GPS em toda a frota. A partir da implantação do sistema também será possível informatizar e criar um banco de dados totalmente digitalizado da Secretaria, inclusive com a possibilidade de acesso por meio da internet.

Legenda: Veículos do transporte público serão monitorados por GPS em Rio das Ostras

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana