Evento do Dia do Campo na cidade acontece nesta sexta-feira, 18, em propriedade privada
Tunan Teixeira
Visando fomentar a atividade da agroeconomia no município de Macaé, o Secretário Estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, virá à cidade nesta sexta-feira, 18, para
abordar tecnologias para a produção do feijão em larga escala.
Apesar do limite territorial reduzido, em relação a estados historicamente agrícolas, o Estado do Rio de Janeiro vem se beneficiando de pesquisa agropecuária e suas tecnologias inovadoras, que transformaram a agricultura no Brasil nos últimos 30 anos.
Nesta sexta, a partir das 8h30, o Dia de Campo sobre o cultivo empresarial de feijão, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (Pesagro-Rio), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, será realizado na Fazenda Ilha da Saudade, de propriedade de B.J. Agropecuária, que apresenta resultados da produção do grão com plantio direto e técnicas ambientais sustentáveis.
Para o pesquisador da Pesagro-Rio, Benedito Fernandes Filho, a produção de feijão no estado decresceu nas últimas 3 décadas, em virtude da inviabilidade econômica da lavoura para os pequenos cultivos, mas ele acredita que o estado também pode produzir grãos em escala empresarial em regiões como os Vales dos Rios Macaé, São João, Una e Paraíba do Sul.
Na programação do Dia de Campo em Macaé, os participantes terão visitas a experimentos, e campo de produção, além de palestras com os temas “Experimentação com feijão e plantio direto”, com Benedito Fernandes Filho; “Fixação biológica de Nitrogênio na cultura do feijão” e “O manejo do solo e a agricultura conservacionista”, respectivamente, com os pesquisadores da Embrapa Solos, Rosangela Straliotto e Luiz Carlos Henrique.
Segundo a prefeitura, Macaé é o maior produtor estadual de feijão, e de acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado do Rio (Emater-Rio), só em 2016, foram 270 toneladas do grão colhidas por 43 produtores do município.
Foto: Reprodução