Reunião entre representantes do governo e do banco aconteceu nesta semana, no gabinete do prefeito
Foto: Ákilla Ribeiro
Tunan Teixeira
O Prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (PMDB) se reuniu nesta semana com representantes da Caixa Econômica Federal para tratar da renegociação do desconto do empréstimo consignado dos servidores municipais.
De acordo com a prefeitura a reunião com o banco serviu também para discutir uma readequação no convênio, visando uma taxa de juros menor, além da readequação do valor da parcela do empréstimo, caso haja redução de salário dos servidores, e um prazo maior de contrato.
“Essa renegociação que estamos buscando é para manter o equilíbrio financeiro do servidor, que é nosso maior patrimônio e ele tem que ter tranquilidade para poder desempenhar um bom trabalho. Outro ponto importante é que, com uma parcela menor, de acordo com sua realidade, a economia da cidade também será beneficiada porque o servidor terá uma sobra de dinheiro para compras no mercado riostrense”, avaliou Carlos Augusto.
O prefeito avisou ainda que a reunião teve como objetivo encontrar meios para fazer com que o servidor mantenha uma boa saúde financeira, mesmo diante da grave crise financeira pela qual os cofres municipais atravessam.
Para o gerente regional da CEF, José Antônio Pelodan Barros, o encontro com a atual administração foi bem produtivo, além de servir como uma oportunidade para que o banco apresentasse ao prefeito os serviços que a Caixa oferece.
“Essa foi uma oportunidade que tivemos de apresentar ao prefeito os inúmeros serviços que a Caixa Econômica Federal tem a oferecer. Nessa questão do consignado, vamos estudar todas as possibilidades de readequação do desconto, analisando caso a caso, porque é um benefício continuado que é ofertado ao servidor, claro que respeitando sempre a margem de 30% do seu salário para a prestação adquirida”, explicou o representante da Caixa.
A reunião contou com a presença do procurador geral Renato Vasconcelos, do secretário e sub de Administração Pública, Marcelo Chebor e Marília da Silva, respectivamente; do gerente geral da agência de Rio das Ostras, Rosan Dias Lannes; e do gerente de Pessoa Física da agência do Centro, Everton Batista.