Mídias Sociais

Política

Reuniões empresariais e governamentais do setor de óleo, gás e energia movimentam semana em Macaé

Publicado

em

 

Em reunião realizada na última semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Rodrigo Vianna, representou o município em encontro com gestores do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).

Durante a reunião, a Prefeitura de Macaé propôs uma parceria com IBP com o objetivo de elaborar um novo modelo de formação e qualificação para profissionais da cidade que irão ocupar as novas vagas de emprego.

As ações do município vislumbram estimativas de investimentos como a dos mais de 27 bilhões de dólares em um projeto de produção e da Rota 5 do gás, gerido pela Equinor, pela Repsol Sinopec e pela Petrobras.

O secretário macaense se encontrou com a gerente da Universidade do Setorial de Petróleo e Gás do IBP (UnIBP), Karen Cubas, a coordenadora comercial, Aline Souza, e do especialista de novos negócios do IBP, Fred Álvares.

O encontro serviu para que as partes debatessem ações de cooperação em busca de estabelecer referências para certificação da mão de obra local, diante da projeção da criação de mais de 50 mil postos de trabalho até 2028.

“As parcerias são fundamentais para preparar Macaé para esse novo ciclo de desenvolvimento a partir dos investimentos já consolidados pela indústria de óleo, gás e energia. E, com o IBP, é possível construir soluções para uma demanda crescente desse setor, qualificando profissionais que irão atender esse novo perfil de mercado em nossa cidade”, avaliou Rodrigo Vianna.

Segundo a prefeitura, a equipe do IBP já identificou, através da parceria proposta pelo governo, a demanda por profissionais certificados em categorias para os negócios que já se movimentam a partir dessa expectativa de projetos de produção na Bacia de Campos.

“Desenvolver parcerias é a principal missão do IBP. Em Macaé, através da parceria com o município, mapeamos as demandas das empresas com foco em contribuir com esse novo ciclo econômico. O objetivo é promover qualificação para esses profissionais que irão atender a atual e futura demanda do mercado”, contou Karen Cubas.

Com a consolidação da parceria entre a prefeitura e o IBP, as partes passam a formatar um modelo de qualificação para os profissionais de Macaé, aproximando a UnIBP com a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

“Atender ao mercado presente em Macaé é contribuir de forma direta com o fortalecimento da indústria de óleo e gás do país”, ressaltou Fred Álvares.

Também na última semana, a cidade de Macaé sediou um encontro entre um grupo de empresários e técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) com a Unidade de Negócios da Petrobras na Bacia de Campos (UN-BC).

Segundo a Firjan, objetivo do encontro foi estreitar o contato das lideranças empresariais locais com a Petrobras, a fim de acompanhar de perto as perspectivas de investimentos e as necessidades de qualificação profissional do mercado de óleo, gás e energia.

Durante o encontro, a Firjan garantiu se comprometer a formalizar um convite para que a Petrobras volte a integrar a Comissão Municipal da Firjan, que se reúne mensalmente para discutir reivindicações em prol do desenvolvimento da cidade e da região.

“Essa aproximação de empresários locais com a maior empresa brasileira de petróleo é de fundamental importância. Conhecer a fundo as previsões de investimentos é uma oportunidade de prepararmos nossas empresas para as possibilidades de novos negócios, assim como direcionarmos os cursos da Firjan SENAI para as urgências que o mercado exige atualmente e no futuro próximo”, afirmou o presidente de Firjan Norte Fluminense (Firjan NF), Francisco Roberto de Siqueira.

Coordenador da Comissão da Firjan em Macaé, Gualter Scheles, lembrou que a Petrobras participava ativamente das reuniões da Comissão antes da pandemia do coronavírus, e reafirmou a importância dessa reaproximação.

Gerente-geral da UM-BC, Alex Murteira Célem, também se mostrou receptivo para colaborar com a Firjan, e com o retorno da gigante brasileira do petróleo à Comissão Municipal da Firjan em Macaé.

“Passamos agora por um momento muito especial na Bacia de Campos, cujo futuro muito nos anima. Temos a intenção de retomar essa parceria com a Firjan e vamos avaliar as possibilidades da companhia nesse sentido”, afirmou Alex Murteira Célem.

A reunião contou com a participação do empresário e membro da Comissão, Cliton Santos; do gerente de projetos de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Thiago Valejo; da gerente executiva regional da Firjan SENAI SESI, Ivana, Licurgo; entre outros representantes da Firjan e da Petrobras.

Segundo a Petrobras, a estimativa é de que sejam investidos 18 bilhões de dólares nos próximos 5 anos apenas na Bacia de Campos, com 5 novos sistemas de produção, além de projetos das outras operadoras de plataformas na Bacia de Campos, a brasileira 3R Petroleum, e a francesa Trident Energy.

“A Bacia de Campos passa por um forte processo de descomissionamento das plataformas antigas, com o objetivo de aumentar a produção dos campos maduros. Este processo representa também um novo mercado de trabalho para as empresas que compõem o ecossistema do mercado de óleo e gás, presente especialmente em Macaé”, concluiu a Firjan.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana