Mídias Sociais

Política

Relatório da PF que indiciou governador do Rio também pede afastamento do cargo

Publicado

em

 

Indiciado pela Polícia Federal (PF) no início dessa semana pelos crimes de corrupção e peculato, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), pode se afastado do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

É o que pede o relatório da PF entregue ao órgão judicial na última quarta-feira, 31 de julho, segundo informações divulgadas pela colunista Malu Gaspar, do Jornal O Globo e pelo portal Terra, com fontes do Estadão.

De acordo com reportagem do G1, o documento teria sido encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR), que decidirá se apresenta denúncia contra o governador do Rio, se pede o arquivamento da denúncia, ou se solicita mais informações à PF.

Fruto de desdobramentos das Operações Catarata e Sétimo Mandato, as investigações da PF apontam que Cláudio Castro teria recebido propinas nos valores de 326 mil reais e 20 dólares entre 2017 e 2019, quando ele ocupava os cargos de vereador e vice-governador do Rio.

Em nota, também divulgada nessa quarta-feira, a defesa do governador do Rio revelou que também protocolou junto ao STJ um pedido de cancelamento do relatório da PF, alegando que a “conduta do delegado” responsável pelo caso “configura abuso de poder”.

A defesa de Cláudio Castro reclama ainda que ele nunca foi convocado a prestar esclarecimentos no inquérito, e que os advogados do governador não tiveram acesso ao relatório final da investigação da PF.

“A defesa pediu que se faça valer o direito de Castro apresentar sua versão nos autos, a substituição da autoridade policial que esteve à frente do inquérito e a apuração do vazamento de informações sobre o indiciamento. Além disso, foi solicitado o cancelamento do relatório da Polícia Federal que indiciou o chefe do Executivo fluminense, classificando a condução da investigação como arbitrária e ilegal”, afirma a nota da defesa.

Ainda segundo o G1, a decisão sobre o afastamento ou não de Claúdio Castro do cargo cabe ao STJ, e se o órgão decidir pelo afastamento, o vice-governador Thiago Pampolha (MDB) assume o Governo do Estado interinamente.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana