X

Prefeitura de Macaé segue trabalhando para combater proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade

Mutirão de combate ao Aedes com novo larvicida no Cajueiros. Macaé(RJ). Data: 10/03/2016. Fotógrafo: Maurício Porão/Prefeitura de Macaé(RJ).

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, seguem trabalhando em vários bairros da cidade, atuando no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, da zika, e da chikungunya.

De acordo com a prefeitura, o trabalho dos agentes de endemias está sendo realizado seguindo um protocolo de cuidados e prevenção ao contágio do coronavírus, com uso de equipamentos de proteção a individual.

Os trabalhos continuam nesta semana, com a realização de visitas a domicílios e pontos estratégicos, para orientações e aplicação de larvicida, na Barra de Macaé, dos Cajueiros, do Botafogo, e da região da Lagoa de Imboassica.

“Para combater o Aedes aegypti, no mesmo horário de atuação, as equipes seguem com orientação, inspeção, e eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos através de bombas aspersoras”, reforçou o município.

Desta segunda-feira, 28 de setembro, até a próxima sexta-feira, 2 de outubro, estas ações serão realizadas no São Marcos, na Virgem Santa, nos Cavaleiros, na Nossa Senhora da Glória, e no Sol y Mar.

Ainda durante a semana, a prefeitura também divulgou a realização do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que serve para identificação do índice de infestação do mosquito na cidade, pesquisa que será feita por amostragem, com a visitação de um quinto (1/5) de imóveis em quarteirões sorteados.

“Outro trabalho planejado para a semana é o Reconhecimento Geográfico do município, onde é produzido e atualizados os mapas dos bairros, numeração dos quarteirões,  identificação de ruas e logradouros e quantitativo dos imóveis por tipo. Essa é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisas e tratamento químico. Por motivo de chuva ou força maior, durante a semana, esses os itinerários poderão sofrer alterações”, acrescentou o governo municipal nesta segunda-feira.

Leave a Comment