X

Prefeitura de Macaé ressalta importância do peixe na merenda escolar da rede pública municipal

Alunos da rede infantil de Educaçãoi comem merenda com peixes provenientes de programa do governo municipal. Macaé/RJ. Data: 26/10/2018. Foto: Luís Gustavo Malheiros/Prefeitura de Macaé.

Alunos da rede pública municipal e Educação elogiam a presença do pescado no cardápio, alimento que ajuda o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, além de melhorar a qualidade nutricional das crianças e adolescentes que estudam na rede

A Prefeitura de Macaé garantiu o pescado da Agricultura Familiar como parte da merenda de cerca de 40 mil alunos da rede pública municipal, permitindo que estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio recebam semanalmente no cardápio uma média de duas toneladas de filé de pescada, alimento proteico, rico em ferro, cálcio, vitamina B12 e ômega 3.

O governo municipal acrescentou revelou que, no cardápio, são oferecidas opções como filé de peixe ao molho, bobó de peixe e fricassê de peixe, lembrando que para chegar à merenda dos alunos, o produto passou por análise sensorial nas escolas e também por chamada pública.

“Com a aprovação de 100% durante os testes, o alimento teve análise microbiológica e físico-química e é fornecido por um grupo informal de 32 pescadores. A educação de Macaé segue a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar. O município foi um dos pioneiros na região a seguir a legislação federal com a finalidade de contribuir para aprendizagem e rendimento escolar”, explicou o governo municipal.

A prefeitura explicou também que o pescado é entregue no entreposto para execução de etapas como beneficiamento, que o transforma em produtos mais elaborados como filé, e filetagem, além de recebe fiscalização da Secretaria de Pesca e acompanhamento da equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação antes de chegar aos pratos dos alunos.

Considerado produto ideal para o desenvolvimento do aluno, a alta aceitação do filé de pescada se deve também por ser fresco, não ter espinha, não apresentar odor forte e ter cor clara, conforme acredita a prefeitura.

De acordo com a Secretária de Educação, Leila Clemente, o consumo regular do alimento proporciona melhor desempenho escolar, por conter substâncias que aumentam a concentração e a disposição.

“A inserção do pescado é uma iniciativa que fará com que crianças e jovens tenham melhor desenvolvimento físico e intelectual”, analisou a secretária.

Para a coordenadora de Nutrição, Dina Freitas, os benefícios do consumo da carne de peixe são essenciais desde a infância, além de ressaltar os benefícios para a saúde com a ingestão do alimento.

“Estimular o consumo do pescado é essencial para que as crianças se tornem adultos apreciadores do alimento. O pescado, como alimentação saudável, favorece o desenvolvimento do aluno em sala de aula e promove a formação de bons hábitos alimentares, contribuindo assim para o rendimento escolar”, observa Dina.

A prefeitura explicou ainda que pessoas que possuem qualquer tipo de intolerância ao pescado, recebem um atendimento nutricional individualizado, não sendo obrigado a ingerir o alimento.
“A rede municipal oferece diariamente café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. O cardápio é diferenciado para alunos que apresentam intolerância à lactose, glúten e diabetes. Macaé cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, concluiu o governo municipal.

Leave a Comment