Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé promove manutenção da iluminação pública em diversos bairros da cidade e da região serrana

Avatar

Publicado

em

 

Continuando o trabalho de melhoria na iluminação pública em todos os bairros do município e também da região serrana, a Prefeitura de Macaé promoveu a troca de postes em diversos trechos da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).

Do Lagomar à Barra de Macaé, da Praia Campista ao Terminal Lagoa, e também ao longo da Linha Azul e da Linha Verde, e na Rua Jandira Perlingeiro, no Centro, o trabalho vem sendo feito pelas equipes da Coordenadoria de Iluminação Pública (CIP).

Vinculada à Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, que, por sua vez, está debaixo do guarda-chuva da Secretaria de Infraestrutura, a CIP informou que as trocas dos 45 postes aconteceram após um levantamento que durou 3 meses e que foi feito em todo o município.

Segundo informações da Coordenadoria, é necessário mais 1 mês e meio para realizar todas as trocas, mas o coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, ressalta que a ação da maresia é determinante para a deterioração dos postes e equipamentos, como lâmpadas, núcleos, reatores, relés, bases de relé, e fiações.

“A deterioração poderia ser pior se não fizéssemos constantes manutenções. Para evitar esses problemas, fazemos ações preventivas, inclusive durante a noite”, informa.

A deterioração dos equipamentos da iluminação pública na cidade também foi comentada pelo secretário adjunto de Serviços Públicos, Júlio Antunes, que aproveitou para falar sobre o processo de licitação para a revitalização na iluminação das praias Campista e dos Cavaleiros, que será toda trocada por lâmpadas de Led.

“Os efeitos da corrosão e a exposição constante às chuvas e sol são determinantes. Por isso, realizamos sistematicamente atividades de manutenção”, esclarece o secretário.

Ainda de acordo com a pasta, a ação se dá para maior segurança, não só para a população que circula no local, como para os profissionais que atuam na manutenção da iluminação pública do município, além de resolver problemas de poluição visual.

A CIP ainda informou que nestes 3 últimos meses, a equipe constatou o furto de cerca de 1.400 metros de cabeamento, acrescentando que além de ser um ato perigoso para quem pratica, devido ao risco de descarga elétrica, o furto prejudica a vida da população, que pode ficar sem energia por um período.

“São desfalcadas ruas de bairros, como também vias expressas. Os bairros mais atingidos por este tipo de vandalismo foram Aeroporto, Lagomar e Novo Cavaleiros”, detalha a prefeitura.

Segundo a CIP, a ação de manutenção é rotineira, acionada pelas solicitações dos moradores e também pelas rondas diárias das equipes pela cidade, explicando que, somente em julho, foram atendidas 1.970 solicitações relativas à troca de lâmpadas, reatores e cabeamento e fios.

Para receber demandas de troca de lâmpadas queimadas ou danificadas por todo o território macaense, a CIP possui o Disque Luz Macaé, que funciona das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 12h.

Para realizar ligações, o Disque Luz Macaé pode ser acionado através do telefone 156, e para o envio de mensagens via WhatsApp, há o número (22) 99790-1967. Os serviços funcionam também aos sábados e domingos, mas apenas através de recado por meio de atendimento eletrônico identificando bairro, nome da rua, número da casa, se houver, próximo ao poste, e demais referências devem ser informadas, além do telefone para contato.

A prefeitura informa ainda que após às 18h, todas as demandas solicitadas serão respondidas com número de protocolo de atendimento no dia seguinte, lembrando que depois da geração do protocolo, o prazo para resolução é de 72 horas úteis. Além disso, sugestões e reclamações podem ser encaminhadas para o email disqueluz@macae.rj.gov.br.

Para a solicitação de novos pontos de iluminação, os interessados devem abrir processo administrativo no setor de protocolo da prefeitura, levando Identidade, CPF, cópia da conta de energia atualizada, e informando o motivo da solicitação.

Mais lidas da semana