Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé divulga balanço com a situação de importantes obras de infraestrutura no município

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou, nessa semana, um balanço sobre a situação de algumas importantes obras de infraestrutura no município, entre elas, o Ginásio Poliesportivo, o Terminal Cehab, e o Batalhão de Ações com Cães (BAC).

Localizado no Sol y Mar, o Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt já apresenta várias etapas da obra de reforma em estágio de finalização, com capacidade para receber 3 mil pessoas sentadas nas arquibancadas.

O espaço está tendo reformados também os camarotes, vestiários, alojamentos, salas e auditório, além da cobertura principal, pintura, e piso da área externa, e o município lembra que também está em fase final a construção de uma subestação do ginásio.

“A obra está na fase de recuperação da estrutura metálica e do piso da quadra. Em seguida, será dado início ao fechamento da fachada com um material composto em alumínio, o ACM”, contou a prefeitura.

Também está em fase de construção o novo Terminal Cehab, no Lagomar, com um projeto mais moderno que deve proporcionar mais conforto aos passageiros, além de oferecer agilidade na operação do transporte público urbano e menor custo de manutenção depois de concluídas as obras.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, a equipe de fiscalização da prefeitura segue trabalhando de forma rigorosa no acompanhamento das obras, para que o terminal seja concluído dentro do prazo.

Segundo com a Coordenadoria Geral de Transportes, da Secretaria de Mobilidade Urbana, a expectativa é aumentar o público com a nova logística interna do terminal, oferecendo, assim, mais viagens para os passageiros, lembrando que, antes das obras, o terminal atendia de 6 a 8 mil pessoas por dia, em média.

“Os passageiros vão contar com luminosos informativos de linhas, itinerários e horários, além de banheiros mais modernos com acessibilidade e sala para segurança pública”, contou o município.

Já a obra de construção do BAC, no Parque da Cidade, na Praia Campista, chegou a 50% de sua totalidade concluída, conforme informou a prefeitura após reunião do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) com o subcomandante da unidade, tenente-coronel Vagner Ferreira.

Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira e do comandante da Companhia Destacada, capitão Renato Vidal, o militar revelou que a previsão de inauguração é em fevereiro de 2023.

“O Batalhão de Ações com Cães é importante, do ponto de vista geográfico e do ponto de vista estratégico, para combater o crime. Estamos fazendo a obra com bastante carinho para a sociedade, para os policiais e para os cães que vão atuar na unidade”, afirmou Welberth Rezende.

O prefeito ressaltou também que o Parque da Cidade também passará por obras de revitalização, com a construção de uma concha acústica e de área para pequenos shows, além de campo de futebol, campo de vôlei e uma pista oficial de atletismo.

“Teremos também parquinho para crianças, área de skate de 1.400 metros quadrados (m²), campo sintético, campo de areia para futvôlei, pista de atletismo oficial e ciclovia. Um local para toda a família ter momentos de lazer e de exercícios físicos”, listou Welberth Rezende.

Segundo o secretário adjunto de Obras, Felipe Bastos, os trabalhos agora estão na fase de acabamento, com colocação de piso, o que acontece após o levantamento de alvenaria, instalação de blocos, alojamento e abrigo dos cachorros.

Entre os trabalhos já executados na unidade estão fundações, superestrutura em concreto armado, impermeabilizações, alvenarias e coberturas, com os trabalhos de revestimentos de paredes, pisos e tetos, instalações hidrossanitárias, drenagem de águas pluviais, instalações elétricas e esquadrias em andamento.

Representando o comandante do BAC, tenente-coronel Sandro Aguiar Santos, o subcomandante Vagner Ferreira reforçou que o espaço terá atuação regional e vai abrigar policiais de outras unidades do comando de operações especiais, atendendo também os municípios de Rio das Ostras, Araruama, e Campos dos Goytacazes.

Segundo a prefeitura, o BAC será composto pelos blocos, portaria, setor administrativo, dormitório, clínica veterinária, canil e um centro de treinamento, além das áreas externas destinadas ao treinamento e soltura dos animais.

Além das obras realizadas pela prefeitura, seja com recursos próprios, como o Terminal Cehab e o Ginásio Poliesportivo, ou em parceria com o governo estadual, como o BAC, a cidade também conta com as obras de reforma e restauração do Centro Cultural do Legislativo, que também entraram em fase final.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Cesinha (PROS), que visitou as obras novamente nessa semana, a reinauguração do espaço, localizado na antiga sede da Casa, no Centro, está prevista para o próximo mês de dezembro.

Entre os trabalhos realizados na reforma, estão a restauração de móveis históricos, o que permitirá novamente a realização de sessões legislativas e audiências públicas no espaço, incluindo locais para equipamentos visando a transmissão ao vivo das reuniões.

Além da reforma e da restauração do espaço, o Centro Cultural do Legislativo recebeu um elevador na parte interna, permitindo acesso ao piso superior, que conta com um espaço administrativo e uma ampla sala para realização de cursos, bem como a troca de todo o telhado, com impermeabilização para evitar goteiras e infiltrações.

A Câmara lembra ainda que o prédio histórico, construído em 1838, inicialmente serviu de residência para a família de Francisco Domingues Araújo, grande comerciante e fazendeiro da época, passando, 3 décadas depois, a ser alugada para a Câmara, que veio a adquirir oficialmente o imóvel em 1905, onde funcionou a sede da Casa até 2012, antes da mudança para a nova sede, na Virgem Santa.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana