X

Prefeitura de Macaé anuncia construção de ETE do Frade, além de várias ações no distrito da serra

A Prefeitura de Macaé anunciou, na noite dessa segunda-feira, 30 de janeiro, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Frade, na região serrana, com objetivo de ampliar o acesso da população da serra aos serviços de saneamento básico.

Em reunião com moradores do distrito, durante visita à região serrana no início dessa semana, o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) garantiu a execução do projeto, cuja licitação foi publicada nos atos oficiais na última sexta-feira, 27.

Segundo a prefeitura, o investimento na nova rede de saneamento da serra será de cerca de 15 milhões de reais e garantirá a instalação da unidade, que terá capacidade de coletar dejetos produzidos por todos os imóveis do Frade.

“Obra importante, que terá como maior benefício a qualidade de vida para a população, promovendo também a proteção ao meio ambiente. Vamos investir em mais obras como essa para sanear toda a nossa serra”, afirmou Welberth Rezende.

De acordo com o secretário adjunto de Saneamento, Ricardo Pereira Moreira, o projeto prevê também a instalação de redes coletoras de esgoto que serão conectadas aos imóveis do distrito, impedindo assim o lançamento “in natura” de dejetos no rio.

“Já estamos desenvolvendo também os projetos para saneamento de Córrego do Ouro e de toda a nossa serra”, contou Ricardo Pereira Moreira, que é irmão o presidente da Câmara de Macaé, vereador Cesinha (PROS).

O vereador, que acompanhou o prefeito durante a visita ao distrito da região serrana, também comemorou a construção da ETE do Frade, reforçando a importância das ações do governo na área de saneamento.

“Saneamento é qualidade de vida. Esse projeto representa o esforço e a coragem do governo em investir em obras que são aguardadas há muito tempo pelos moradores do Frade”, afirmou Cesinha.

De acordo com o município, a previsão é de que a construção da ETE do Frade seja iniciada já no próximo mês de março, complementando assim outros investimentos já realizados pelo governo no saneamento na serra, como a construção e reforma da Unidade de Tratamento de Água (UTA) de Glicério, a reforma das Estações de Tratamento de Água em Córrego do Ouro, no Óleo, em Trapiche e no próprio Frade, além da instalação de um sistema de abastecimento em Madresilva.

Ainda durante a visita ao Frade, o prefeito acompanhou também a ação de reparos realizados pela Secretaria Adjunta do Interior na praça principal do distrito, com a substituição e pintura das madeiras que compõem a estrutura de proteção do espaço.

“Vamos realizar também a substituição dos brinquedos do parque infantil e planejar a instalação dos equipamentos para atividade física. O objetivo é atender a demanda dos moradores, promovendo a manutenção total da praça”, acrescentou Welberth Rezende.

Segundo o município, a reforma da quadra coberta do distrito também será realizada pelo governo, através do projeto apresentado pelo secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, e pelo secretário adjunto de Obras, Felipe Bastos.

Entre as ações anunciadas pelo governo para a região também estão uma intervenção para garantir um espaço adequado para o atendimento da agência comunitária dos Correios, e a elaboração de um projeto de construção de uma nova escola padrão.

Além do prefeito, do presidente da Câmara, e dos demais representantes do governo, a visita ao Frade contou também com a presença do secretário adjunto de Interior, Rodrigo Curvello, e da presidente da Associação de Moradores do Frade, Célia Santos.

Leave a Comment