Em vídeo publicado nas redes sociais do prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), o município confirma, através do novo secretário de Alta e Média Complexidade, da Secretaria de Saúde, a compra de testes de antígeno para diagnóstico mais rápido do coronavírus.
A medida foi sugerida por especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) convidados pela Câmara Municipal na última semana, como forma de acelerar o diagnóstico e, com isso, as medidas de isolamento do paciente contaminado e até mesmo o tratamento, conforme preconizam os órgãos de saúde nacionais e internacionais.
No vídeo, publicado nas contas do prefeito no Twitter e do Facebook, o novo secretário de Alta e Média Complexidade em Saúde, Antônio Soares, que também é integrante do comitê de combate ao coronavírus no município, explica que a compra dos testes visa uma ação que começou a ser promovida pela prefeitura nesta segunda-feira, 12.
“Venho aqui informar para vocês que vamos fazer uma ação epidemiológica e enfrentamento a essa disseminação. Dessa forma, vamos utilizar nossos testes, chamados antígenos, que vamos utilizar a partir de 2ª feira (12) nas testagens imediatas no paciente com sintomas que aparecerem no Centro de Triagem. Com isso, conseguiremos dar diagnóstico imediato, se a pessoa tem o coronavírus, se está infectada com ele; e informar o isolamento e dispensação de medicação para o combate com os sintomas. Temos aqui o suficiente para uma ação de mais de 20 dias e estamos promovendo a compra de mais”, revelou Antônio Soares.
De acordo com o próprio prefeito Welberth Rezende na publicação, a compra desses novos testes de antígeno vão possibilitar a identificação imediata de novos casos do vírus e o início rápido do tratamento dos sintomas.
No vídeo, o secretário Antônio Soares reforça ainda necessidade da população buscar atendimento nos centros de triagem do município, que ficam no centro da cidade e na região serrana, além de lembrar a importância da colaboração para sociedade em seguir as medidas de prevenção ao contágio do vírus.
“Precisamos que vocês busquem o atendimento no Centro de Triagem no início dos seus sintomas. Desta forma podemos promover a testagem em massa dentro da sua ação e dentro do momento dos seus sintomas de início e período para que o teste faça o diagnóstico correto. Precisamos também manter o uso de máscaras, álcool em gel, evitar aglomerações. Contamos com vocês para que nossas ações promovam cada vez melhor uma resposta no nosso município”, concluiu o secretário.
Leave a Comment