X

Prefeitura anuncia medida para ampliar oferta do pescado na merenda escolar da rede pública municipal de Macaé

Alunos da rede infantil de Educaçãoi comem merenda com peixes provenientes de programa do governo municipal. Macaé/RJ. Data: 26/10/2018. Foto: Luís Gustavo Malheiros/Prefeitura de Macaé.

A Prefeitura de Macaé anunciou, nessa semana, que pretende ampliar a oferta de pescado na merenda escolar da rede pública municipal, tornando mais habitual entre os estudantes o consumo de peixes, que é oferecido 3 vezes por mês.

Para alcançar esse objetivo, o município lançou um edital de chamamento público para ampliar a presença da produção local nas escolas, aprimorando o cardápio alimentar dos mais de 40 mil alunos da rede pública municipal.

De acordo com a Secretaria de Educação, o edital visa estimular ainda mais uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, que tem sido uma das metas da pasta para a composição do cardápio da merenda escolar.

“A presença do filé de peixe na alimentação escolar é primordial para estimular a prática dos alunos para terem uma alimentação mais saudável, já que se trata de um alimento rico em proteínas e baixo teor em gorduras”, explicou a nutricionista e responsável técnica da Coordenadoria de Nutrição Escolar, da Secretaria de Educação, Tiani Motta.

Segundo a prefeitura, o edital também estimula a economia ao contemplar a participação de agricultores familiares, empreendedores familiares rurais, agricultores, pescadores e aquicultores, e suas organizações.

“Um processo com esse contribui para a participação de fornecedores locais, estimulando toda uma cadeia de serviços, desde a pesca ao processamento desse pescado. Isso também favorece ao aprimorar a qualidade da alimentação dos nossos alunos, ao oferecermos produtos frescos, como já acontece com os legumes, hortaliças e vegetais da agricultura familiar”, avaliou a secretária de Educação, Leandra Lopes.

Leave a Comment