X

Prefeito de Macaé volta a tentar contato com Governo de São Paulo para aquisição de vacinas contra o coronavírus

Em sua conta no Twitter, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (sem partido), revelou um novo contato com o governo do Estado de São Paulo para aquisição da vacina contra o coronavírus produzida em parceria entre biofarmacêutica chinesa Sinovac Biontech e o Instituto Butantan, de São Paulo.

Nesta segunda-feira, 7, o governador João Dória (PSDB), lançou um Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus, com uma campanha prevista para começar no próximo dia 25 de janeiro, com prioridade para os profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, e grupos indígenas e quilombolas na 1ª etapa.

No plano, o Estado de São Paulo anuncia que também prevê a disponibilização de 4 mil doses da vacina do Instituto Butantan para outros estados, o que motivou o ofício da Prefeitura de Macaé para o governo paulista.

“Novo contato com o Governo de São Paulo na busca pela vacina. A primeira solicitação foi feita em outubro ao [Instituto ] Butantan. Agora fiz ao governador João Doria, por zap (WhatsApp). Macaé se propõe a aquisição das doses da vacina anti-Covid (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease). A expectativa é positiva”, escreveu Dr. Aluízio em sua publicação na madrugada desta terça-feira, 8.

Na publicação, o prefeito de Macaé disponibiliza também, na íntegra, o ofício enviado ao Instituto Butantan em 1 de outubro deste ano, solicitando informações sobre o procedimento necessário para aquisição de 500 mil doses da vacina.

De acordo com o Governo de São Paulo, a estimativa é de que, até o fim de março, quase 20% dos 46 milhões de habitantes do Estado estejam imunizados com duas doses da vacina batizada de CoronaVac, que ainda espera aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A CoronaVac é desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech. O resultado da fase 3 com o índice de eficácia do imunizante deve ser divulgado na próxima semana. Estudos clínicos já demonstraram que 94,7% dos voluntários não tiveram evento adverso. Dos que apresentaram alguma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dor no local da injeção e dor de cabeça leve. Artigo publicado na revista científica The Lancet apontou que a vacina do Butantan produziu resposta imune em 97% dos participantes dos estudos”, escreveu o Governo de São Paulo nesta segunda.

Segundo boletim informativo diário da Secretaria de Saúde de Macaé na manhã desta terça-feira, a cidade registra 11.546 casos de coronavírus confirmados, e 201 mortes, depois de mais 1 caso fatal nas últimas 24 horas.

O município segue na fase laranja, de risco alto, com a taxa de reprodução do vírus marcando 1,10. A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) destinado ao tratamento do coronavírus caiu para 61%, enquanto a taxa de letalidade segue em 1,7%.

Os dados são do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé, referentes as 24 horas desta segunda-feira, quando a unidade registrou o atendimento de 293 pessoas. A unidade funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

Leave a Comment