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Prefeito de Macaé apresenta projeto das obras de recuperação da Estrada do Sana

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Em evento realizado na noite dessa quarta-feira, 27, no Espaço Toca do Lobo, no Sana, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), apresentou o aguardado projeto de obras de pavimentação e drenagem da Estrada do Sana.

As obras acontecerão no trecho entre o Portal do Sana e a Cabeceira do Sana, e incluem a recuperação da pavimentação interna em paralelepípedo do Arraial do Sana, totalizando mais de 14 quilômetros de obras na região.

“Temos 70 obras na cidade e essa é a maior, no valor de 120 milhões de reais. Mas não é pelo valor financeiro, é pela importância da estrada para a vida das pessoas, uma obra estruturante. Também na região serrana, estamos fazendo a obra de drenagem de 18 milhões de reais no Frade e dei a ordem de serviço para a revitalização da obra do Frade”, falou Welberth Rezende, que entregou a ordem de serviço para as obras na localidade.

Durante o evento, o prefeito reforçou a importância da Estrada do Sana, que é responsável pela maior parte do escoamento da produção agrícola da região serrana do município, possibilitando maior desenvolvimento do distrito.

“A obra vai ampliar o poder de crescimento do Sana. Por meio da interligação, diversas atividades econômicas serão incentivadas, como o turismo, com maior desenvolvimento econômico para o município, representando um grande avanço na infraestrutura viária”, explicou Welberth Rezende.

De acordo com o prefeito, o asfaltamento da Estrada do Sana inclui 6,59 quilômetros (km) no trecho entre o Portal e o Arraial do Sana, mais 6,36km do Arraial à Cabeceira do Sana, além de 1,39km no Arraial do Sana, onde será feita a recuperação da pavimentação existente em paralelepípedo.

Segundo a prefeitura, a expectativa é de que as obras sejam iniciadas pela empresa vencedora da licitação dentro de 15 dias, incluindo as etapas de fornecimento de material, de mão de obra e de equipamentos, e o prazo para execução do serviço é de 24 meses.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Macaé, vereador Cesinha (SOLIDARIEDADE), além dos vereadores Tico Jardim (SOLIDARIEDADE), Reginaldo do Hospital (PODE), George Jardim (PSDB), e Paulo Paes (UNIÃO), que enalteceram as ações do governo na região serrana.

“Os distritos ajudam a alavancar a economia e a obra vai melhorar a qualidade de vida dos moradores”, comentou Cesinha.

Para o presidente da Associação de Moradores do Sana, Paulo César, as obras na Estrada do Sana também prometem melhorar o acesso à Cabeceira do Sana, trazendo benefícios para outras áreas, como Educação e Segurança.

Detalhes das obras – De acordo com secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, o projeto inclui a colocação de pontilhões em concreto pré-moldado sobre pontes antigas de 2 riachos que cortam a via, sendo a 1ª com 12,5 metros (m) de comprimento por 7,2m de largura, e a 2ª com 8m de comprimento e 7,2m de largura.

“Para isso, será realizada a movimentação de terra, drenagem, revestimento asfáltico betuminoso, implantação de pontilhões em estrutura metálica e estrutura em concreto armado para sustentação de alargamentos da estrada, com fundações em estacas raiz de 500 milímetros (mm)”, explicou Santiago Borges.

A prefeitura revelou ainda que o revestimento será feito de concreto betuminoso usinado à quente com polímero, com 10 centímetros (cm) de espessura em duas camadas, enquanto, no Arraial do Sana, será feito o arrancamento e reassentamento do paralelepípedo.

“Todo o projeto de implantação e drenagem foi executado conforme a topografia, inclusive a movimentação de terra necessária para nivelamento da área a ser trabalhada”, garantiu Santiago Borges.

As obras incluem ainda a drenagem com escavação mecânica para colocação de tubulações de concreto armado de 400mm até 1.750mm de diâmetro e canal pré-fabricado em U, além de implantação da nova plataforma da Estrada do Sana, com a conformação da estrada com aterro e cortes conforme o projeto de implantação e nas áreas próximas às margens para execução dos pontilhões.

Segundo o secretário adjunto de Obras, Felipe Bastos, a terraplanagem será feita nas áreas de risco de deslizamento de terra, com o acerto dos taludes, plantio de grama, cortina para estabilização do terreno, e valetas de proteção para captação e redirecionamento de águas proveniente de chuvas, prevenindo futuros deslizamentos de terra, erosão da estrada e preservação.

“A etapa de pavimentação será iniciada com limpeza de terreno, seguida de aterro ou corte de até 1m de altura/profundidade. Já a solução técnica para alargamento da pista tem por objetivo minimizar a agressão do meio ambiente”, detalhou Felipe Bastos.

Ainda durante a apresentação do projeto, a prefeitura reforçou que os serviços deverão ser executados em conformidade com as orientações e normas voltadas para a sustentabilidade ambiental, observando as orientações dos programas estaduais e municipais voltados para as práticas sustentáveis.

“São exigidos: economia de energia; economia em materiais como copos e talheres plásticos descartáveis; economia de água; reciclagem de lixo; descarte correto para produtos perigosos ao meio ambiente como pilhas, lâmpadas fluorescentes, equipamentos eletrônicos, entre outros”, completou o município.


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