X

Petrobras vende 50% de 2 campos da Bacia de Campos para gigante estatal da Malásia

BRA06 - CAMPOS (BRASIL), 07/12/04.- Foto de archivo (18/11/03). La estatal brasileña Petrobras revisará al alza sus estimaciones de precios mínimos del petróleo en sus nuevos proyectos de inversión, atendiendo la tendencia mundial de la industria, afirmó hoy, martes 7 de diciembre, el presidente de la empresa José Eduardo Dutra. Estos precios de referencia son usados por las petroleras para calcular la viabilidad de sus nuevas inversiones. En el caso de Petrobras la revisión va a ser incluida en su plan estratégico de 2005 para dar luz verde a nuevos proyectos que están en el límite, explicó el ejecutivo EFE/ARCHIVO/Marcelo Sayão

A Petrobras finalizou, no último dia 27 de dezembro, a venda de 50% dos direitos de exploração e produção do campo de Tartaruga Verde e do Módulo III do campo de Espadarte, na Bacia de Campos.

As partes dos 2 campos foram vendidos por 691,9 milhões de dólares para a Petronas Petróleo Brasil, subsidiária da Petroliam Nasional Berhad (Petronas), gigante da Malásia no setor petrolífero, em operação que foi concluída com o pagamento do valor a Petrobras, após o cumprimento de todas as condições precedentes previstas no contrato.

A companhia brasileira já havia recebido 258,7 milhões de dólares a título de depósito na data de assinatura, em abril de 2019, e o gerente executivo de Águas Profundas da Petrobras, José Marcusso, destacou a importância da parceria nos campos de Tartaruga Verde e do Módulo III de Espadarte.

“A parceria com a Petronas, empresa integrada e de porte, está alinhada à estratégia da Petrobras de buscar parcerias que agreguem valor aos seus ativos de interesse em águas profundas e ultraprofundas”, avaliou o diretor.
Para diretor geral da Petronas, Azman A. Aziz, a operação confirma o avanço da Petronas no negócio de petróleo na América do Sul, já que além dos 2 campos, recentemente, a empresa malaia adquiriu 3 blocos em licitação no Brasil.

“Esperamos que essa nova parceria com a Petrobras também atenda às expectativas do setor de energia brasileiro”, declarou Azman A. Aziz.
De acordo com a Petrobras, a venda de parte dos 2 campos da Bacia de Campos traz um novo player em exploração e produção para o Brasil e reforça a estratégia da companhia de atuação em parcerias em exploração e produção em águas profundas.

“A transação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à geração de valor para os acionistas”, explicou a estatal brasileira.

A Petrobras reforçou ainda que manterá 50% de participação e a operação dos 2 campos, lembrando que o campo de Tartaruga Verde iniciou sua operação em junho de 2018 e produz atualmente cerca de 103 mil de barris por dia (bpd) de óleo, e 1,2 milhão de metros cúbicos (m³) por dia de gás, enquanto que o Módulo III é uma área do campo de Espadarte a ser desenvolvida de forma integrada com o campo de Tartaruga Verde, com previsão do primeiro óleo em 2021.

Leave a Comment