Obras avançam no antigo prédio do Restaurante Popular Prato Cheio, no Centro
Da Redação
As obras do anexo do Mercado de Peixes de Macaé, localizado no prédio do antigo Restaurante Popular Prato Cheio, no centro da cidade, estão perto de serem concluídas. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Macaé nesta terça-feira, 5.
“Serão 16 novas bancas para atender os comerciantes de pescados que, atualmente, trabalham na tenda externa do espaço. A expectativa da Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura é entregar o prédio até o final do ano”, explicou o governo municipal, que estipula que 70% das obras já estejam concluídas.
De acordo com o Secretário Adjunto de Pesca e Aquicultura, Sérgio dos Santos, o anexo seguirá os padrões de qualidade, higiene e controle do pescado, de acordo com as normas de vigilância sanitária, características que se tornaram marca registrada no novo Mercado de Peixes, inaugurado em junho de 2015.
“A proposta é trabalhar em parceria com diversos órgãos da prefeitura para capacitação desses comerciantes e, com isso, os clientes também sairão ganhando. Além disso, a ideia é remover a tenda existente para a área de embarque e desembarque de pescados. A obra é fundamental para esses comerciantes que vão sair de área provisória para ponto fixo, ganhando uma referência de venda”, avaliou o secretário.
Sérgio dos Santos revelou também que as novas bancas, que estão em fase de acabamento, vão abrigar pias com azulejos, em um espaço de 300 metros quadrados.
“O anexo irá contar, ainda, com área de armazenamento de resíduos, câmara frigorífica e sala da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), instituição parceira da prefeitura, por meio de convênio de cooperação técnica”, acrescentou a administração municipal.
O Mercado de Peixes de Macaé comercializa durante o período do inverno, cerca de 400 toneladas de pescado por mês. No restante do ano, a produção chega a dobrar. Para a conclusão das obras do anexo, o prédio ainda passará por uma reforma da fachada. A previsão de entrega das obras é para o fim deste ano.
Foto: João Barreto
Leave a Comment