X

Fundo de Desenvolvimento de Campos tenta retornar às origens com novas frentes de trabalho

Novo presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, acredita que órgão deixou de cumprir sua missão ao disponibilizar recursos para empresas que não ofereceram nenhuma contrapartida ao município

Novo presidente do Fundo pretende voltar a fomentar o desenvolvimento municipal através da geração de emprego e renda

 

Tunan Teixeira

 

O presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, anunciou nesta segunda-feira, 17, que está lançando novas frentes de trabalho para fomentar o desenvolvimento do município, através da geração de emprego e renda.

Com as medidas, ele acredita que o órgão possa cumprir a sua finalidade original, o que, segundo ele, não vinha acontecendo, já que a Fundecam teria disponibilizado recursos para empresas que não deram nenhuma contrapartida ao município.

“Já montamos uma força-tarefa em parceria com a Procuradoria Geral do Município, onde estamos fazendo o acompanhamento de cada processo. Criamos uma meta e queremos repatriar, no mínimo, 30% deste valor nestes 4 anos”, explicou Rodrigo Lira, a respeito de uma dívida de 350 milhões de reais que a prefeitura tem com 33 empresas.

Ele lembrou que o Fundecam foi criado em 2001, com a proposta de utilizar uma receita finita dos royalties para fomentar o desenvolvimento econômico do município e, na ocasião, trazia alternativas para o período pós-petróleo.

Ainda sobre a dívida, Rodrigo Lira explicou que a prefeitura e o Fundo vêm trabalhando para reaver esses valores judicialmente, já que, conforme ele recordou, nesse momento de crise financeira pela qual atravessa a cidade, a região, o estado e o país, os recursos estão fazendo falta aos cofres públicos do município.

“Já existem processos judiciais tentando recuperar esses valores, que foram desperdiçados e que, agora, no momento de escassez, estão fazendo muita falta. Percebemos que vários processos ficaram parados e estamos criando frentes de trabalho para que possamos fazer o Fundecam cumprir a sua finalidade do desenvolvimento”, revelou Rodrigo Lira.

Outra frente de trabalho, apresentada pelo presidente do órgão, trata da remodelação do sistema do Programa de Microcrédito que, a partir de abril, além de disponibilizar recursos, também contará com acompanhamento para a gestão.

“Estamos firmando convênios com universidades de Campos, com cursos voltados para esta área administrativa, para que estes microempreendedores individuais recebam consultoria e acompanhamento de gestão de negócios, de maneira simples e objetiva”, disse o Presidente do Fundecam, lembrando parcerias que o município têm, como, por exemplo, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Foto: Antonio Cruz

Leave a Comment