Mídias Sociais

Política

Eleições municipais de 2024 terão 3 novos partidos em relação às eleições gerais de 2022

Publicado

em

 

Com a aproximação das definições das candidaturas para as eleições municipais que acontecem no próximo dia 6 de outubro, os partidos políticos e seus pré-candidatos seguem se movimento pelo cenário municipal atrás de apoio e estratégias.

E, para quem não acompanha de perto essas movimentações, pode ser uma surpresa saber que, desde a última eleição geral, em 2022, o Brasil ganhou 3 novos partidos, todos frutos de mudanças de nomes ou fusões partidárias.

São os casos do AGIR, do MOBILIZA, e do PRD, que devem aparecer nas urnas eletrônicas país afora no próximo mês de outubro, além de já terem seus representantes nas câmaras municipais da região do entorno da Bacia de Campos, no caso do PRD.

Começando pelo PRD, sigla para Partido Renovação Democrática, o único que é novo oficialmente, segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que datou seu registro em 9 de novembro de 2023, já que é o único com representantes do Legislativo da região.

Enquanto a maioria dos partidos políticos brasileiros parece cada vez menos gostar da palavra “partido”, com muitos tirando o termo de seus nomes, o PRD decidiu por manter seu “P” na sigla, depois da fusão entre o PATRIOTA e o PTB.

Mesmo com a união entre os 2 partidos, o PRD perdeu representantes na região desde as eleições municipais de 2020, embora seja o único dos 3 partidos novatos a manter cadeiras nos legislativos municipais, com 3 parlamentares.

Há 4 anos, PATRIOTA e PTB elegeram, juntos, 7 vereadores, sendo 4 do PATRIOTA e 3 do PTB, mas atualmente, o novo partido só ficou com 3 cadeiras nas câmaras municipais, as de Luiz do Táxi (PRD), em Araruama, de Raphael Braga (PRD), em Armação dos Búzios, e de Thuin (PRD), em Campos dos Goytacazes.

Já o AGIR e o MOBILIZA, apesar de novos para o eleitor mais desavisado, são apenas novos nomes, respectivamente, do PTC e do PMN, partidos com mais de 30 anos de existência, e que mantêm seus registros, coincidentemente, ambos de 1990.

Enquanto o antigo Partido da Mobilização Nacional seguiu a tendência e retirou a palavra “partido” do seu nome oficial, modificando sua sigla para MOBILIZA, o antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC) não apenas acabou a palavra “partido” como mudou radicalmente de nome, passando a se chamar apenas AGIR.

Deles 2, apenas o antigo PTC tinha conseguido uma cadeira nos legislativos municipais da região em 2020, com a vitória de Helinho Nahim, em Campos dos Goytacazes, mas o AGIR não ficou com a cadeira, já que o vereador deixou o partido e ingressou nas fileiras do SOLIDARIEDADE.

Com o fim do registro de partidos no último dia 6 de abril, agora é esperar as realizações das convenções partidárias, que devem acontecem entre 20 de julho e 5 de agosto, para que os nomes dos candidatos sejam oficialmente confirmados junto ao TSE, que podem receber os registros das candidaturas até 15 de agosto.

As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o próximo dia 6 de outubro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores de cada município brasileiro, com o 2º turno, caso necessário, em cidades com mais de 200 mil eleitores, para o dia 27 de outubro.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana