Mídias Sociais

Política

Educação de Macaé começa entrega de kit escolar e intensifica ações de combate à evasão escolar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, começa a entregar, nessa quarta-feira, 1 de março, os primeiros kits escolares para os estudantes do 6º do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino.

Ao todo, serão 43 mil alunos beneficiados das suas 107 escolas da rede pública municipal, lembrando que o cronograma prossegue durante todo o próximo mês de março, com objetivo de atender aos alunos de todos os segmentos com o kit escolar.

De acordo com a Secretaria de Educação, além de 2 itens do uniforme, como camisa regata e camisa de manga curta, a composição de cada kit pode ter apontador, borracha branca, caderno de 10 matérias, caderno de desenho, caneta, lápis, entre outros itens, dependendo de cada segmento.

Secretária de Educação, Leandra Lopes destaca que a entrega do material escolar proporciona economia para as famílias, além de buscar motivar os alunos da rede pública municipal nesse início do ano letivo.

“Os alunos serem recebidos com os materiais escolares já torna a escola mais atrativa e, também contribui com o desenvolvimento pedagógico do aluno”, explicou Leandra Lopes.

A prefeitura esclareceu também que o Cartão Educação, que está em fase de licitação, ainda terá o valor creditado pela pasta para ajudará a garantir outros itens do uniforme escolar como camisas de inverno, bermuda, tênis e mochila, entre outros, contemplando todos os segmentos, do Maternal ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

“A aplicação do cartão é ampla, porém, nesse 1º momento, a utilização será destinada apenas para a compra dos uniformes. Posteriormente, poderemos incluir outros itens de material escolar que não foram contemplados no kit”, explicou Leandra Lopes.

Além da entrega do kit escolar, a Secretaria de Educação, por meio da Superintendência de Educação Inclusiva e Social, também intensifica as ações de combate à evasão escolar, nesse início de ano, com o projeto Volta pra Escola.

Segundo dados do Volta pra Escola, dos 624 alunos em situação de evasão escolar, em 66 unidades, 162 foram matriculados em 2023, sendo 31 matriculados fora da rede, com 65 em fase de pré-matrícula e 366 em atendimento.

De acordo com a superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaína Pinheiro, o projeto foi desenvolvido em 2022 para alunos considerados evadidos da rede pública municipal de ensino de Macaé naquele ano, ainda sob os impactos da pandemia do coronavírus, que causou a suspensão das aulas presenciais em março de 2020.

“Todos os casos listados foram objeto de intervenção do Serviço Social; nosso objetivo foi desenvolver ações de busca ativa aos estudantes e responsáveis, através da Coordenação de Educação Social, com vistas a assegurar a permanência desses [estudantes] na rede [pública] municipal de ensino de Macaé, priorizando a matrícula na última unidade escolar frequentada, caso seja esse o interesse, considerando a idade obrigatória de 4 até 17 anos”, explicou Janaína Pinheiro.

O projeto Volta pra Escola conta com uma equipe formada por assistentes sociais, responsáveis e equipe gestora, além de ter a participação de professores coordenadores de campo, que atuaram em ações voltadas ao enfrentamento à evasão escolar, no âmbito pedagógico.

“Dos 624 alunos, 58,7% seguem em atendimento pelo Serviço Social, 26% realizaram matrícula em 2023, 10,4% estão com pré-matrícula aguardando o resultado em 1º de março e ainda não compareceram à Unidade Escolar para efetivar a matrícula, e 5% foram transferidos para rede particular, estadual e outros municípios. Vamos continuar com ações para combater a evasão escolar”, ressaltou completou Janaína Pinheiro.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana