X

Deputados estaduais visitam ocupação de pequenos produtores rurais no Porto do Açu

Os deputados estaduais Bruno Dauaire (PR) e Marcelo Freixo (PSOL), estiveram em área ocupada por pequenos produtores rurais no Porto do Açu, em São João da Barra, acompanhados do promotor estadual Marcelo Lessa

Produtores tentam recuperar na Justiça terra que perderam com desapropriação

Tunan Teixeira

 

A polêmica envolvendo pequenos produtores rurais de São João da Barra que perderam suas terras após desapropriações da prefeitura em favor de empresa de Eike Batista, preso pro corrupção, atraia a atenção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última sexta-feira, 12.

Os deputados estaduais Bruno Dauaire (PR) e Marcelo Freixo (Psol) estiveram no Porto do Açu para visitar a ocupação, acompanhados do promotor estadual Marcelo Lessa.

De lá, segundo site Folha1, os três foram para a audiência de conciliação entre os produtores e representantes das empresas que ocuparam a área perdidas pelos trabalhadores rurais, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), a Grussaí Siderúrgica do Açu (GSA) e a Porto do Açu Operações.

A audiência foi marcada pelo juiz titular da 1ª Vara da cidade, Paulo Maurício Simão Filho, que já indeferiu o pedido de reintegração das terras desapropriadas.

Em reunião que contou com a presença dos promotores Marcelo Lessa e Victor Queiroz, Bruno Dauaire já teria pedido a Rafael Lemos de Souza, chefe do Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público do RIo (GATE/MP-RJ), um estudo de viabilidade econômica da área desapropriada, para saber se sua função social é cumprida.

“A tendência é o redimensionamento da desapropriação. Ninguém é contra o Porto do Açu, vital ao desenvolvimento econômico de São João da Barra e toda a região. Mas a verdade é que apenas 10% da área desapropriada é utilizada. O resto são apenas cercas”, denunciou o deputado, que já propôs na Alerj uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades nas desapropriações feitas no Açu, que é um distrito de São João da Barra.

Foto: Divulgação

Leave a Comment