X

Comemorado neste 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans foi celebrado com ações no centro de Macaé na segunda, 28

Secretaria de Desenvolvimento social realiza ação de Visibilidade Trans, distribuindo panfletos sobre a conscientização LGBT e preservativos aos passantes. Macaé/RJ. Data: 28/01/2019. Foto: Luís Gustavo Malheiros/Prefeitura de Macaé.

Militantes e de grupos e coletivos de Macaé realizaram ação na Praça Veríssimo de Melo em conjunto com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade

Em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta terça-feira, 29, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, junto com o Grupo Diversidade Macaé Vida, Coletivo Unegro Macaé e Grupo Cores da Vida, realizou um evento na Praça Veríssimo de Melo, na segunda-feira, 28.

Com distribuição de panfletos informativos, preservativos e pequenas palestras, o grupo orientou as pessoas que passaram pelo local sobre a importância da data, lembrada até mesmo pelo Google, que homenageou a Brenda Lee, que faria 71 anos em 29 de janeiro deste ano.

“O Dia da Visibilidade marca a nossa luta diária. Buscamos ser vistos como pessoas que somos, ser humanos, é uma luta por respeito. E hoje temos essa preocupação por parte do público com o núcleo LGBTI, que é muito importante”, afirmou o presidente do Grupo Diversidade Macaé Vida, Lino Santana.
Segundo a prefeitura, a data foi escolhida para celebrar o Dia da Visibilidade Trans porque em 29 de janeiro de 2004, pela primeira vez na história do nosso país, travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para que falassem aos parlamentares brasileiros sobre a realidade dessa população.

“Caminhamos para ter mais visibilidade, lutamos por isso. Hoje, estamos aqui, podemos conversar com as pessoas, explicar, muitas têm curiosidade. Temos a oportunidade de ouvi-las e principalmente delas nos ouvirem”, destacou a coordenadora de Política, Acesso e Gênero da prefeitura, Márcia Lima.
Presente também no evento, a representante e assessora técnica do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, Fernanda Machado,  ressaltou a importância dessa união e da comemoração desta data.

“É importante essa parceria dos grupos com o poder público, é uma causa que precisa dessa união”, afirmou Fernanda.

Leave a Comment