Mídias Sociais

Política

Cia Chirulico começa apresentações de espetáculo de causos regionais nessa quinta, 9, em Macaé

Publicado

em

 

Começam nessa quinta-feira, 9, no Colégio Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, em Macaé, uma série de apresentações de contação de histórias dos Causos do Seu João, com a companhia de palhaçaria e teatro de bonecos Chirulico, que vai passear por outras 4 escolas públicas municipais e pelo Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé.

“O projeto busca resgatar histórias e memórias coletivas passadas por gerações, promovendo a cultura da região de forma inclusiva, além de buscar acolher e valorizar a diversidade de pessoas, considerando suas diferenças e necessidades específicas. Através da valorização da tradição oral e da memória coletiva, o espetáculo mistura bom humor e sabedoria popular”, contou a Prefeitura de Macaé.

Depois da apresentação no colégio das Malvinas, a Chirulico fará outros duas apresentações no Solar dos Mellos nessa sexta-feira, 10, às 19h, e no sábado, 11, mais cedo, às 17h, todas as duas apresentações gratuitas.

Além disso, na mesma sexta-feira, a Chirulico apresenta os Causos do Seu João para os alunos da Escola Municipal Amil Tanos, na Aroeira, para depois só retomar o espetáculo no dia 21, no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, no dia 22, no Colégio Municipal Renato Martins, na Ajuda de Baixo, encerrando a curta turnê no dia 23, na Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo, no Sol y Mar.

“Buscamos lembrar um tempo em que sentávamos lado-a-lado e nos divertíamos com as experiências do outro. Um tempo de varanda cheia, cadeiras nas portas de casa, cafezinho fresco, e a alegria do encontro. Um espetáculo temperado com alegria e com a sabedoria simples do nosso povo”, explicou Anthony Brito, um dos idealizadores do projeto e, também, o ator e bonequeiro do espetáculo.

Criado em 2020, o projeto tinha como objetivo manter a conexão com o público no 1º ano da pandemia do coronavírus, inicialmente homenageando Geraldinho Nogueira, conhecido como o maior contador de causos do Estado de Goiás (GO), de onde vem Anthony Brito.

O município conta que depois, o projeto acabou se desenvolvendo com a criação do espetáculo Causos do Seu João, com histórias contadas pelo boneco de marionete Seu João, que representa João Severino, o avô de Anthony Brito, que se debruçou em histórias e personalidades da região.

“Começamos pesquisando em livros e documentos históricos das cidades de Macaé e Quissamã, procurando identificar alguns personagens simbólicos. Paralelo a isso, fizemos uma pesquisa boca-a-boca com amigos e conhecidos, buscando causos que fossem interessantes ou inusitados”, contou Anthony Brito.

De acordo com a prefeitura, que apoia o projeto, ao resgatar histórias regionais e compartilhá-las com o público, o espetáculo contribui para a promoção da cultura da região, valorizando a identidade local e o patrimônio imaterial.

“É com muita felicidade e gratidão que recebemos esse espetáculo que traz um resgate das contações de causos, ainda mais porque o Solar foi fonte de pesquisa para o projeto, reforçando o nosso Museu como fonte viva e atuante”, comemorou a diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza.

O município ressalta que, para que os produtos culturais sejam acessíveis para o maior número de pessoas, o projeto incluirá recursos de acessibilidade, com as histórias escritas em um livreto e um Código QR que direciona para uma filmagem do espetáculo com recursos de audiodescrição e Libras.

“No projeto serão adotadas medidas de sustentabilidade nos âmbitos, ambiental, social e econômico. Para diminuir os impactos gerados pelas impressões dos livretos e pela emissão de CO2 (gás carbônico) do carro utilizado pelo grupo, serão plantadas 20 árvores. Já no âmbito social e econômico, será priorizada a contratação de profissionais da região para integrar a equipe do projeto, estimulando a economia local, gerando renda e emprego aos fornecedores, comunidades e profissionais”, concluiu a prefeitura.

O espetáculo conta com o patrocínio do governo estadual do Rio, através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, por meio do Edital Retomada Cultural RJ 2, além de apoio cultural do CIEMH2 Núcleo Cultural e das prefeituras de Macaé e Quissamã.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana