X

Cerimônia da Zurich Airport Brasil marca início das obras de construção da nova pista do Aeroporto de Macaé

Lançamento das osbras da pista do aeroporto de Macaé - Joaquim de Azevedo Mancebo. Macaé/RJ.

Começaram as obras de construção da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, em Macaé, com previsão de duração de 10 meses, e que tem a expectativa de ampliar a oferta de voos comerciais de passageiros na cidade.

O anúncio da antecipação do prazo de duração das obras foi feito na solenidade de lançamento da pedra fundamental das obras, pela concessionária responsável por administrar o espaço, a empresa Zurich Airport Brasil, do grupo suíço Zurich Airport.

A cerimônia contou com a presença da diretoria da Zurich Airport no Brasil e na América Latina (ZALA), do Governo do Estado, da Prefeitura de Macaé, e do consórcio formado pelas construtoras, Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia, responsável pela construção da nova pista.

“Agregar agilidade a já reconhecida qualidade dos projetos desenvolvidos pela Zurich Airport Brasil, especialmente na execução de uma obra tão importante para Macaé e para a Região Norte Fluminense, reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento das cidades onde atuamos”, afirmou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.

Com 1.410 metros de comprimento e somando investimentos de 220 milhões de reais, a nova pista tem previsão de ser entregue em 2025, mudando a categoria da base aeroportuária, permitindo o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte.

Segundo a empresa, além da nova pista, que permitirá a operação de aeronaves com capacidade de até 150 passageiros, o aeroporto manterá a atual pista, de 840 metros de comprimentos, somando ainda mais os serviços já oferecidos no espaço.

“Com a execução desse projeto, o aeroporto passará a contar com duas pistas de operação, com capacidade de atender aeronaves de diferentes portes, atendendo tanto o segmento offshore quanto os voos comerciais”, explicou o gerente de aeroportos da Zurich, Fernando Castro.

Para celebrar a construção, já iniciada no último dia 1 de junho de 2023, a concessionária realizou, na área de desembarque do terminal, uma “Aufrichtefest”, cerimônia suíça realizada durante construções.

Os voos comerciais estão suspensos temporariamente em Macaé para viabilizar a construção da nova pista. O prazo da concessionária, de acordo com o contrato de concessão, é de 2 anos. Porém, com o foco em encontrar uma solução para atender os passageiros, a Zurich Airport Brasil desenvolveu um estudo para otimizar processos no planejamento e execução da obra, e ampliou o investimento na construção, o que vai permitir a liberação da pista atual para operar voos comerciais em tempo recorde.

“Estamos muito felizes com a construção da nova pista no aeroporto de Macaé. Essa obra é um exemplo de que contar com parceiros como a Zurich Airport Brasil contribui de maneira significativa para desenvolver ainda mais o aeroporto de Macaé, uma das cidades que mais cresce no Brasil”, comemorou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA).

Também presente ao evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Rio, Vinícius Farah (UNIÃO), destacou a importância da construção da nova pista para a criação de oportunidades de negócios.

“É um privilégio contar com os investimentos da Zurich Airport Brasil no Rio de Janeiro, especialmente em Macaé. A cidade tem papel de destaque na geração de emprego e renda no Estado e no país, por conta, principalmente das robustas operações offshore”, frisou Vinícius Farah.

A Zurich Airport Brasil explica que, atualmente, o aeroporto de Macaé responde por cerca de 55% das operações offshore na região, o que representa um aumento de 120% em sua participação no mercado desde o início da concessão ao grupo suíço, em 2019.

A empresa lembrou que, durante a execução das obras, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do aeroporto, continuam operando de maneira regular no trecho da pista que não será impactado pelas obras.

De acordo com o consórcio de construtoras, a estimativa é de que as obras possam gerar cerca de 380 empregos diretos e indiretos na cidade, e que incluirão as atividades de desenvolvimento do projeto executivo, terraplenagem, drenagem, tratamento de solos, pavimentação, sinalização e balizamento, relocação de equipamentos de auxílio à navegação e revestimento vegetal, além de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de “taxiways” e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.

Além das autoridades da Zurich Airport Brasil, do Estado e do município, participaram do evento os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, e de Infraestrutura, Santiago Borges, os secretários adjuntos de Governo, Juninho Luna, de Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho (CIDADANIA), de Relações Institucionais, Tito Simões, e de Políticas Energéticas, Thiago Rocha, além do procurador chefe de Gabinete, Rodrigo Cavour, do CEO da Zurich Airport América Latina, Tobias Market, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Francisco Barreto, e de empresários do Repensar Macaé e outras entidades empresariais da cidade.

Leave a Comment