Mídias Sociais

Política

Cerimônia da Zurich Airport Brasil marca início das obras de construção da nova pista do Aeroporto de Macaé

Publicado

em

 

Começaram as obras de construção da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, em Macaé, com previsão de duração de 10 meses, e que tem a expectativa de ampliar a oferta de voos comerciais de passageiros na cidade.

O anúncio da antecipação do prazo de duração das obras foi feito na solenidade de lançamento da pedra fundamental das obras, pela concessionária responsável por administrar o espaço, a empresa Zurich Airport Brasil, do grupo suíço Zurich Airport.

A cerimônia contou com a presença da diretoria da Zurich Airport no Brasil e na América Latina (ZALA), do Governo do Estado, da Prefeitura de Macaé, e do consórcio formado pelas construtoras, Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia, responsável pela construção da nova pista.

“Agregar agilidade a já reconhecida qualidade dos projetos desenvolvidos pela Zurich Airport Brasil, especialmente na execução de uma obra tão importante para Macaé e para a Região Norte Fluminense, reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento das cidades onde atuamos”, afirmou o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.

Com 1.410 metros de comprimento e somando investimentos de 220 milhões de reais, a nova pista tem previsão de ser entregue em 2025, mudando a categoria da base aeroportuária, permitindo o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte.

Segundo a empresa, além da nova pista, que permitirá a operação de aeronaves com capacidade de até 150 passageiros, o aeroporto manterá a atual pista, de 840 metros de comprimentos, somando ainda mais os serviços já oferecidos no espaço.

“Com a execução desse projeto, o aeroporto passará a contar com duas pistas de operação, com capacidade de atender aeronaves de diferentes portes, atendendo tanto o segmento offshore quanto os voos comerciais”, explicou o gerente de aeroportos da Zurich, Fernando Castro.

Para celebrar a construção, já iniciada no último dia 1 de junho de 2023, a concessionária realizou, na área de desembarque do terminal, uma “Aufrichtefest”, cerimônia suíça realizada durante construções.

Os voos comerciais estão suspensos temporariamente em Macaé para viabilizar a construção da nova pista. O prazo da concessionária, de acordo com o contrato de concessão, é de 2 anos. Porém, com o foco em encontrar uma solução para atender os passageiros, a Zurich Airport Brasil desenvolveu um estudo para otimizar processos no planejamento e execução da obra, e ampliou o investimento na construção, o que vai permitir a liberação da pista atual para operar voos comerciais em tempo recorde.

“Estamos muito felizes com a construção da nova pista no aeroporto de Macaé. Essa obra é um exemplo de que contar com parceiros como a Zurich Airport Brasil contribui de maneira significativa para desenvolver ainda mais o aeroporto de Macaé, uma das cidades que mais cresce no Brasil”, comemorou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA).

Também presente ao evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Rio, Vinícius Farah (UNIÃO), destacou a importância da construção da nova pista para a criação de oportunidades de negócios.

“É um privilégio contar com os investimentos da Zurich Airport Brasil no Rio de Janeiro, especialmente em Macaé. A cidade tem papel de destaque na geração de emprego e renda no Estado e no país, por conta, principalmente das robustas operações offshore”, frisou Vinícius Farah.

A Zurich Airport Brasil explica que, atualmente, o aeroporto de Macaé responde por cerca de 55% das operações offshore na região, o que representa um aumento de 120% em sua participação no mercado desde o início da concessão ao grupo suíço, em 2019.

A empresa lembrou que, durante a execução das obras, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do aeroporto, continuam operando de maneira regular no trecho da pista que não será impactado pelas obras.

De acordo com o consórcio de construtoras, a estimativa é de que as obras possam gerar cerca de 380 empregos diretos e indiretos na cidade, e que incluirão as atividades de desenvolvimento do projeto executivo, terraplenagem, drenagem, tratamento de solos, pavimentação, sinalização e balizamento, relocação de equipamentos de auxílio à navegação e revestimento vegetal, além de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de “taxiways” e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.

Além das autoridades da Zurich Airport Brasil, do Estado e do município, participaram do evento os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, e de Infraestrutura, Santiago Borges, os secretários adjuntos de Governo, Juninho Luna, de Trabalho e Renda, Cristiano Gelinho (CIDADANIA), de Relações Institucionais, Tito Simões, e de Políticas Energéticas, Thiago Rocha, além do procurador chefe de Gabinete, Rodrigo Cavour, do CEO da Zurich Airport América Latina, Tobias Market, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Francisco Barreto, e de empresários do Repensar Macaé e outras entidades empresariais da cidade.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana