Em seis meses de governo, pasta conseguiu retomada das operações de tratamento de esgoto, entre outros avanços
Tunan Teixeira
Em menos de 6 meses à frente da pasta, o Secretário de Meio Ambiente, Lenildo Lamóglia, e sua equipe, vêm conquistando avanços na área, com diversas realizações para melhoria do meio ambiente da cidade, e consequentemente, da qualidade de vida da população.
Entre as melhorias ambientais promovidas pela pasta estão, o aumento de 33% no recolhimento do ICMS Ecológico, a criação de 4 novas unidades de conservação, a dragagem de 4 córregos, e a retomada das operações de tratamento de esgoto no município.
Segundo a prefeitura, o trabalho vem sendo feito, cumprindo as determinações da Prefeita Christiane Cordeiro (PP), que queria que a cidade avançasse no setor que estava abandonado e acabava colocando a saúde da população em risco.
Para a Christiane Cordeiro, o melhor resultado foi a ampliação de recursos do ICMS Ecológico, que estava praticamente perdido devido a inércia da gestão municipal anterior, o que, em tempos de crise financeira, representa uma grande melhoria para os cofres públicos do município.
“Essa é uma resposta às nossas conversações com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, André Correa, com o INEA (Instituto Estadual de Ambiente) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)”, ressaltou Christiane, lembrando que foi graças às reuniões com os órgãos ambientais que a secretaria está criando 4 novas áreas de conservação ambiental em Carapebus.
Durante os eventos pela comemoração da Semana do Meio Ambiente, Lenildo Lamóglia aproveitou para analisar as ações que auxiliaram nas conquistas, como a participação de todo o corpo técnico da pasta no encontro sobre gestão ambiental com municípios do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
O secretário lembrou que foi durante o evento que os profissionais da pasta tomaram conhecimento das melhorias a serem implantadas nas localidades e dos recursos a serem obtidos para obras e serviços ambientais e seminário no INEA.
Outra ação comentada por ele foi a instalação de Papa-Bags no trabalho de coleta seletiva da Praia de Carapebus, e na praça da Igreja Matriz, além da instalação de placas na praia e na lagoa da cidade, visando melhorar também a orientação, advertência e utilização sustentável dos espaços públicos.
O gestor da pasta do Meio Ambiente informou ainda que as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Centro e de Ubás estão sendo recuperadas graças ao convênio entre a prefeitura e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
Atualmente os 75 mil litros de esgoto que antes eram despejados in natura no córrego Maricota, hoje, segundo a prefeitura, estão transparentes e sem cheiro. Ainda conforme a administração municipal, a próxima etapa é fazer com que as ETEs passem a funcionar em nível três, para tratar os líquidos, que poderão ser usados para lavagem de ruas ou regar jardins.
A prefeitura informou também que, nesta sexta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá receber uma equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para avaliação e levantamento de terreno no entorno dos córregos Maricota, de Ubás e o Caribó, em Lameiro, para a dragagem de seu curso, frutos do serviço de limpeza e remoção de lixo dos córregos promovidos pelo governo do estado.
Foto: Reprodução